Os Jogos Olímpicos de Inverno, que estão sendo disputados em Turim, terão festa italiana no último dia de competições. Neste domingo, Giorgio di Centa conquistou a medalha de ouro nos 50 km de esqui cross country, o equivalente invernal da maratona.

Continua depois da publicidade

A prova começou sem grandes emoções, com os líderes buscando poupar energia e evitando ataques mais ousados. Foi aí que Di Centa foi mais hábil. A 5 km do final, o italiano forçou o ritmo, seguido pelo compatriota Pietro Piller Cottrer.

O russo Eugueni Dementiev e o austríaco Mikhail Botwinov tentaram alcançar os líderes. Foram bem sucedidos no caso de Cottrer, que não teve forças para manter-se na ponta. Mas não foi suficiente para tirar a medalha de ouro de Di Centa, apesar da chegada emocionante, com menos de um segundo separando os três primeiros colocados. Com esse resultado, a Itália fecha sua participação nos Jogos Olímpicos de Turim com cinco medalhas de ouro e seis de bronze. Como só falta a disputa de um evento, a final do hóquei sobre o gelo masculino entre Suécia e Finlândia, a Alemanha já assegurou o título extra-oficial no quadro de medalhas, com 11 ouros, 12 pratas e seis bronzes.