O prefeito de Itajaí, Volei Morastoni (MDB) afirmou na manhã desta quarta-feira (27) que o Hospital Marieta Konder Bornhausen vai dobrar o número de leitos para pacientes com a Covid-19.

Continua depois da publicidade

A informação foi dada durante o Bom Dia Santa Catarina.

Conforme o chefe do Executivo itajaiense, o município receberá 20 novos respiradores ainda nesta semana, o que amplia o potencial de atendimento para casos específicos relacionados à pandemia do novo coronavírus.

> Quer receber notícias do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

Na semana passada a colunista Dagmara Spautz expôs o problema da ocupação de leitos de terapia intensiva na cidade. Segunda-feira (25), a taxa de ocupação chegou a 100% o que motivou preocupação das autoridades de saúde.

Continua depois da publicidade

Segundo Morastoni, o Hospital Marieta passará de 20 para 40 áreas para tratamento de pacientes graves com a Covid-19 — 10 vêm do governo do Estado e 10 de um investimento da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu (Amfri).

Testagem massiva

Ainda de acordo com o prefeito de Itajaí, a prefeitura vai ampliar “de forma massiva” a testagem de casos suspeitos do novo coronavírus. Esse protocolo começa ainda nesta quarta-feira (27).

Leia também: Coronavírus em Blumenau: mapa interativo mostra número de casos por bairro da cidade

O objetivo é testar pessoas com sintomas e, caso haja confirmação, rastrear todo o círculo social — desde familiares, amigos, até pessoas que trabalham com o paciente.

Itajaí, conforme Morastoni, também vai ampliar a testagem com profissionais de saúde, portuários, pescadores e na chamada demanda espontânea, em que o exame será feito em pessoas que não necessariamente apresentem sintomas da Covid-19.

Continua depois da publicidade