A Defesa Civil de Itajaí concluiu nesta quinta-feira (17) a instalação de um sistema de alerta com sirenes no Portal 1, no bairro Espinheiros. Esse é o primeiro do gênero na cidade e vai servir de teste para orientar os moradores sobre quando o nível da água começa a subir em eventuais inundações.

Continua depois da publicidade

O local da instalação foi escolhido justamente por ser um ponto que teve muitos alagamentos no ano passado.

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

De acordo com Amadeu Medeiros, coordenador da Defesa Civil de Itajaí, técnicos do órgão devem passar por treinamento na próxima semana sobre a operação do sistema. A meta é que em novembro seja criado um protocolo estipulando quando e como o a nova funcionalidade será usada.

Depois disso, a ideia é fazer uma ampla divulgação na comunidade para que entendam o serviço.

Continua depois da publicidade

Medeiros explica que, além da sirene, o sistema também conta com avisos sonoros. Isso poderia ser usado, por exemplo, com mensagens avisando os moradores sobre quando o nível da água transbordou no ribeirão ou até mesmo para recomendar que as famílias saiam de casa e busquem abrigo seguro.

O sistema custou à prefeitura cerca de R$ 100 mil. Conforme a Defesa Civil de Itajaí, a ideia é fazer também a instalação de uma câmera de monitoramento no local, permitindo que a comunidade veja em tempo real o nível da água no Ribeirão da Murta.

A prefeitura não limitou um período de testes para este mecanismo, mas informou que deve ampliar a instalação do sistema para outras regiões baixas do município com históricos de inundações.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Empresário morto em Balneário Camboriú “perdeu a vida no lugar que mais amava”, diz filho