O novo sistema de ônibus de Itajaí começou a testar nesta segunda-feira (8) um ônibus elétrico na frota que circula diariamente no município. O veículo será utilizado por um período inicial de 10 dias em uma fase de avaliação, para possível aquisição por parte do Consórcio Atalaia, empresa concessionária do serviço na cidade.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O ônibus elétrico vai operar na linha T1A, que liga o terminal do bairro Fazenda ao do bairro Cordeiros, uma das mais movimentadas do município. Ele vai atender a população das 6h às 19h. Uma viagem experimental chegou a ser feita na quinta-feira (4), mas o período de testes com viagens durante todo o dia começou de fato nesta segunda-feira.

A expectativa é de que sejam feitas ao menos 10 viagens durante o dia. O veículo tem como principais vantagens a economia no consumo de combustível, a sustentabilidade e também um maior conforto acústico para os passageiros.

O teste com o ônibus elétrico é uma colaboração entre o Consórcio Atalaia e a empresa Marcopolo, fabricante dos veículos. A principal intenção da medida é testar a autonomia dos ônibus elétricos em diversas cidades do país para analisar a viabilidade do uso desses veículos em longo prazo. O modelo que atuará em Itajaí possui 250 quilômetros de autonomia.

Continua depois da publicidade

O veículo reforça temporariamente a frota do Sistema de Ônibus Local (SOL), novo formato de transporte coletivo que começou a funcionar em outubro do ano passado em Itajaí.

Veja fotos do ônibus elétrico em Itajaí

Dois novos ônibus a combustão

Além do ônibus elétrico, a empresa responsável pelo serviço adquiriu outros dois ônibus que vão reforçar o serviço nas linhas T2A (Rio Bonito) e T2B (Cidade Nova).

Os novos veículos a combustão são modelos do ano 2023 e possuem ar-condicionado, wi-fi e outras tecnologias previstas pelo Sistema de Ônibus Local de Itajaí.

Continua depois da publicidade

Leia também

Parque de diversões que marcou época em SC anuncia retorno: “Ressurreição de um sonho”

Investir em Balneário Camboriú já rende mais do que na Bolsa

Cidade que viveu auge há 100 anos vira “aposta do futuro” em SC