Candidato à reeleição, Jandir Bellini (PP) é o segundo candidato ouvido para a série de entrevistas de O Sol Diário com os pretendentes à prefeitura de Itajaí. A defesa de elevados para melhorar o trânsito e a promessa de um sistema integrado na saúde para agilizar o atendimento estão entre os temas defendidos pelo atual prefeito.

Continua depois da publicidade

Saúde

As filas de espera para exames de teste ergométrico ultrapassam um ano em Itajaí. Como o senhor pretende resolver este tipo de problema?

Jandir – Estamos implantando um sistema integrado na saúde com informatização, em que, ao se dirigir à unidade, o paciente terá um histórico de toda a saúde. Um sistema em que o próprio município tenha seu centro de imagens e seu laboratório de análises clínicas vai agilizar o atendimento em relação às filas.

Educação

Continua depois da publicidade

Itajaí tem lista de espera para creches. Por que não se consegue solucionar este problema e o que o senhor pretende fazer?

Jandir – Uma criança de zero a três anos, no período integral, tem um custo aproximado de R$ 1,2 mil por mês aos cofres públicos. Itajaí investe em educação em torno de 30% da receita. Temos um planejamento para diminuir esta demanda, embora estejamos conscientes de que nunca alcançaremos 100% do atendimento. Quem disser o contrário está mentindo.

Mobilidade Urbana

A Via Expressa Portuária está novamente com as obras paradas. O que o senhor, se eleito, vai fazer para agilizar os trabalhos?

Jandir – O DNIT está analisando o projeto executivo do elevado, e as obras eu acredito que ainda este ano serão retomadas. Estamos cobrando. Além da Via Portuária, é importante a construção da perimetral Oeste, ligando a região Norte com a região Sul de Itajaí, que já está encaminhada junto ao governo do Estado, e a construção de elevados no cruzamento da José Pereira Liberato com a Adolfo Konder, e na Rua Uruguai com a Abraão Francisco.

Continua depois da publicidade

Segurança

A Guarda Armada é uma das soluções apontadas para melhorar a segurança pública, mas os municípios que já têm guarda similar são alvo de ações nos tribunais superiores. Não é um investimento muito grande para ser alvo de questionamentos?

Jandir – Temos conhecimento desta questão. Queremos montar a guarda armada para contribuir com a Polícia Civil e Militar. O trabalho é em cima de um estudo do Governo Federal e tem como exemplo a segurança comunitária nos Estados Unidos. A comunidade conhecerá os guardas e forma-se ali uma integração, colaborando para o bem-estar.

Cultura e Turismo

A Marejada teve na edição de 2011 o menor público desde a década de 80. Este ano, o investimento do governo do Estado é um terço do que foi pedido. Como manter a festa atrativa para a população?

Jandir – A Marejada deve ser reformulada. Com a implantação da Vila da Regata e da marina, vamos ter ali um complexo turístico. Junto com a Marejada, pretendemos fazer aqui uma festa internacional da sardinha, com Espanha, Portugal e Brasil. A Marejada, como a Fenarreco e a própria Oktoberfest, que é a festa mãe, a cada ano tem que se inovar.

Continua depois da publicidade

Desenvolvimento Econômico

Quais são suas propostas para o desenvolvimento da zona rural de Itajaí?

Jandir – Precisamos dar ao meio rural a infraestrutura necessária, que é o que estamos fazendo, pavimentando ruas, energia elétrica, comunicação, educação e saúde. E incentivo às atividades, com assistência técnica e orientação, através da secretaria de Agricultura.

Enchente

No seu plano de governo, há projetos para evitar enchentes?

Jandir – Precisamos continuar as dragagens do Itajaí-Açu e do Itajaí-Mirim, além da macrodrenagem, que já estamos implantando, e de uma defesa civil permanente, com funcionários efetivos, coordenação escolhida pela sociedade, dando condições tecnológicas e físicas para uma ação em defesa da comunidade. Implantação de telemetria, pluviômetro, estações de meteorologia e integração com as defesas civil da região e do Estado.

A entrevista

O candidato sorteou uma entre as perguntas relacionadas aos temas: saúde, educação, mobilidade urbana, segurança, cultura e turismo e desenvolvimento econômico. A questão sorteada foi automaticamente excluída da lista. Além das perguntas sorteadas, o candidato também tem espaço para falar de suas propostas para minimizar os efeitos das enchentes.

Em vídeo, candidato diz porque deve ser eleito prefeito de Itajaí