Fazer ciclismo rural é uma atividade que proporciona conexão direta com a natureza, permitindo explorar novas paisagens e respirar ar fresco. Além de gerar reconexão, é uma excelente forma de exercício físico, já que pedalar em áreas rurais envolve uma série de desafios — subidas desafiadoras, estradas de chão e cenários cheios de aventura. Com apenas uma hora de exercício, o ciclista consegue fortalecer o músculo das pernas, aumentar a saúde cardiovascular e melhorar a resistência.
Continua depois da publicidade
É com o objetivo de proporcionar todos e outros benefícios que o 4º Passeio Ciclístico Rural acontece neste domingo (25), em Itajaí (SC). O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Expansão Urbana, em parceria com a Fundação Municipal de Esportes (FMEL), e com o apoio do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (SEMASA).
Essa é a quarta edição do passeio, que é gratuito e aberto ao público. De acordo com a Prefeitura de Itajaí, o objetivo da ação é estimular a prática de esportes e a importância dos cuidados com a saúde. Além disso, outro grande foco é o fomento do turismo ecológico, já que a comunidade terá a chance de conhecer belas paisagens da área rural do município.
Além de conhecer caminhos diferentes de Itajaí e aproveitar os recursos naturais disponíveis no interior do município, o evento é uma oportunidade de socialização. Com a participação de famílias, amigos e pessoas de diferentes idades, o passeio tem como intenção promover a integração entre a comunidade de Itajaí.
Como participar
Para participar do 4º Passeio Ciclístico Rural, não é necessário fazer qualquer inscrição prévia ou agendamento. Basta comparecer no Parque Municipal do Agricultor na manhã de domingo (25), a partir das 8h30. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade, independente de idade ou de experiência com o ciclismo.
Continua depois da publicidade
Qualquer modelo de bicicleta poderá ser usado para percorrer o trajeto, que é seguro e não exige nenhuma habilidade ou equipamento específico. Toda a ação será apoiada por órgãos de saúde e segurança, que garantirão a proteção de todos os participantes.
Depois da saída dos ciclistas do Parque do Agricultor, eles irão até a Igreja da Comunidade de Laranjeiras — um trajeto com aproximadamente 45 minutos de duração. Na sequência, acontece o retorno dos participantes ao ponto de partida, onde acontece o encerramento e a entrega de medalhas de participação.
Distribuição de água e outras atrações
Para garantir a hidratação dos participantes diante das pedaladas intensas e do longo trajeto, a SEMASA apostou em pontos específicos de distribuição de água. Além disso, os ciclistas receberão frutas e poderão participar de sorteios de diversos brindes. Para garantir a eficiência das bicicletas, o evento contará com a participação da Casa Ary, que será responsável pelos serviços de mecânica, remendos e outros ajustes.
O 4º Passeio Ciclístico Rural faz parte do calendário comemorativo do aniversário de 163 anos de Itajaí, que foi celebrado no dia 15 de junho. As ações iniciaram na primeira semana do mês, e se estenderão até o dia 30 de junho através de um calendário diversificado e recheado de eventos culturais, esportivos e celebrativos. Todos os eventos acontecem de forma 100% gratuita, em diversos pontos da cidade.
Continua depois da publicidade
4º Passeio Ciclístico Rural
- Quando: domingo, 25 de junho
- Onde: Parque do Agricultor de Itajaí (R. Mansueto Felizardo Vieira, 557 – Baia, Itajaí)
- Horário: saída às 8:30h
Acesse o site www.semasaitajai.com.br e fique por dentro das novidades!
Leia também
Com dez anos de história, a H Santos investe em imóveis de alto padrão no litoral norte de SC