A prefeitura decidiu suspender o decreto que restringe a circulação dos ônibus intermunicipais em Itajaí. A decisão vale até que a integração do transporte coletivo urbano comece a funcionar. Segundo o secretário de Urbanismo de Itajaí, Paulo Praun, a decisão foi motivada por reclamações dos usuários:

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– A decisão foi tomada pelo prefeito a partir das reclamações que ouvimos, para não prejudicar os usuários. Quando começar a funcionar a integração, o decreto entra em vigor.

O decreto estava em vigor desde dezembro, porém uma liminar judicial permitia que ônibus continuassem circulando no perímetro urbano. A validade dessa medida terminou sexta-feira e as determinações deveriam ser cumpridas, mas recursos administrativos das empresas Praiana e Catarinense levaram a prefeitura a adiar a decisão. Nesta terça-feira, o município anunciou que voltou a atrás e suspendeu o documento até que o sistema integrado entre em funcionamento.

Com a integração do transporte coletivo, o usuário poderá circular pelos bairros de Itajaí pagando apenas uma passagem. Dessa forma, o impacto da restrição prevista pelo decreto seria reduzido. O novo sistema estava previsto para começar a funcionar em junho do ano passado, mas o prazo não foi cumprido devido a atrasos nas obras no terminal do Bairro Cordeiros.

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Marco Littig, gerente operacional da Coletivo Itajaí, diz que a integração vai começar assim que o terminal de Cordeiros estiver pronto. Segundo ele, a obra está em fase final e deve ficar pronta em 60 dias.

– A partir daí a integração inicia de maneira gradativa. Estão sendo feitos estudos para definição das linhas para que não haja um impacto tão grande entre os usuários.

Também serão usados na integração o terminal da Fazenda (já em funcionamento), o da Ressacada e o Terminal Rodoviário Internacional de Itajaí (Terri). Com a integração de ônibus, existe a promessa de uma série de melhorias, como o aumento no número de linhas e implantação das faixas exclusivas para ônibus.

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Segundo o secretário Praun, as empresas que têm linhas intermunicipais e circulam na cidade acabam fazendo o trabalho do coletivo.

– As empresas têm que circular entre rodoviárias e hoje estão fazendo o trabalho feito pelo transporte municipal. Estamos regulamentando esses espaços para a facilitar o trânsito na cidade – diz.