Itajaí decidiu, na noite deste domingo (8), cancelar as aulas da rede municipal de ensino nesta segunda-feira (9). A cidade deve passar pelo pico do nível do rio na noite de domingo, com a água do Itajaí-Açu descendo em direção à foz.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A alta no nível do rio também afeta os portos de Itajaí e Navegantes: o canal de acesso foi fechado já na quarta-feira (4), e atualmente nove navios aguardam para entrar no canal.

Conforme o vice-prefeito, Marcelo Sodré, a segunda-feira deve ser de recuperação, inclusive nas escolas. A decisão foi tomada após mudanças na previsão, que apontam que o escoamento do Rio Itajaí-Açu reduziu nas últimas horas, o que pode potencializar alagamentos.

Chuva forte causa alagamentos em Itajaí, deixa moradores ilhados e lota abrigo

Continua depois da publicidade

As aulas da rede estadual de ensino também devem ser suspensas, já que, segundo a secretária-adjunta de Educação do Estado, Patrícia Lueders, a orientação é seguir as decisões dos governos municipais.

Já o transporte coletivo de Itajaí deve seguir atuando normalmente, exceto nas ruas alagadas. Quando a água baixar, as linhas devem voltar a operar normalmente.

Balneário Camboriú

Em Balneário Camboriú não foram registradas ocorrências relacionadas às chuvas neste domingo (8). Em 12 horas, a cidade registrou 32 milímetros de chuva, conforme o boletim enviado pela prefeitura às 17h35min. A previsão indica uma variação entre 20 e 40 milímetros para a tarde e noite de domingo.

Continua depois da publicidade

A régua do Rio Camboriú marca 2,22 metros. O Rio das Ostras e o Rio Peroba seguem dentro dos leitos.

Segundo a prefeitura, a Defesa Civil mantém o alerta para as chuvas e pede para que a população só saia de casa se necessário. Moradores de áreas de risco, como encostas e regiões ribeirinhas, estão orientados a acionar o número 199 para serem encaminhados ao abrigo na rua Itália, no bairro das Nações.

As aulas da rede municipal estão mantidas nesta segunda-feira (9). Caso, durante a madrugada, ocorrências sejam registradas, a determinação pode ser reavaliada.

Leia mais

AO VIVO: Veja o nível do Rio Itajaí-Açu em Rio do Sul

O que está por trás do conflito que afeta a operação da barragem de José Boiteux