Com a idéia de montar uma equipe forte para a disputa do Campeonato Mundial de Beach Handball, a ser realizado em julho, em Duisburg, na Alemanha, a comissão técnica da seleção brasileira feminina começou na quarta, dia 23, a primeira seletiva para escolher as jogadoras que vão compor o grupo.
Continua depois da publicidade
O processo vai até sábado, no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí, litoral norte catarinense, e seleciona atletas da região Sul do país. Além desta seletiva, serão organizadas mais duas: uma na região Sudeste, no mês de abril, e outra no Nordeste, em maio.
Durante as três seletivas previstas pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), a comissão técnica deve primeiramente selecionar um grupo entre 50 e 60 jogadoras. No final, o número cai para 14 meninas, até que sejam escolhidas as 10 integrantes do grupo que vai embarcar para a Alemanha.
As atletas selecionadas estarão à disposição para treinamentos em tempo integral após a disputa do Campeonato Brasileiro de Clubes de Beach Handball, marcado para o período entre 8 e 17 de junho, no Rio de Janeiro (RJ).
As jogadoras convocadas para os processos de seleção do Beach Handball atuam normalmente em seus clubes, no handebol de quadra, e algumas até mesmo integram as seleções adulta e júnior da modalidade, mas, segundo a técnica da seleção de praia, Cláudia Monteiro, isso não atrapalha o rendimento das meninas.
Continua depois da publicidade
– Não existe ainda no Brasil, clubes e equipes somente de handebol de praia. Nós ainda precisamos do handebol de quadra para formar nossas seleções.
De acordo com Cláudia, o objetivo da seleção é chegar à final do Campeonato Mundial e as expectativas são boas.
– No último Mundial que disputamos, no Egito, em 2004, deu para perceber que não estamos longe de chegar a uma final. As outras equipes elogiaram bastante o nosso crescimento e se depender do esforço da comissão técnica, das jogadoras, e do apoio da CBHb, nós conseguiremos uma melhora significativa – contou.