O último relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive) registrou um novo caso de zika vírus importado em Itajaí. Até agora todos os 17 confirmados em Santa Catarina foram contraídos fora do Estado. Na região, Camboriú também havia registrado um caso da doença em fevereiro.

Continua depois da publicidade

A Vigilância Epidemiológica de Itajaí relatou que está apurando mais informações sobre o morador da cidade que contraiu a doença, mas provavelmente seja um caso antigo. Segundo a Dive, o paciente contraiu zika em Rondônia.

– Estamos verificando nossos arquivos para saber quem é e de que local do município é esse paciente. No entanto, quando recebemos a notificação de suspeita já é feito bloqueio no local. Antes de ser testado para zika, o paciente faz os exames de dengue e chikungunya – comenta a diretoria da Vigilância Epidemiológica da cidade, Rachel Marchetti.

Já o paciente de Camboriú contraiu zika no Mato Grosso ainda no mês de fevereiro. Conforme a secretária de Saúde, Márcia Freitag, a vítima é uma mulher e reside no bairro Tabuleiro. Após a notificação foi feita uma varredura em um raio de 300 metros do local da residência da pessoa para prevenir a proliferação da doença.

– Todo caso notificado, seja de dengue ou zika, é investigado e feita a varredura. Como não houve recorrência, acreditamos que esse paciente não foi picado por nenhum outro mosquito – afirma.

Continua depois da publicidade

Apesar de ter registrado apenas três casos de dengue importados, a secretária relata que o município é considerado infestado pelo Aedes Aegypti, principalmente o bairro Tabuleiro, que tem recebido maior atenção dos agentes.