Faltam 10 dias para a 26ª edição da Marejada. Quem passar nesta segunda-feira pela Avenida Ministro Victor Konder, a Beira-Rio de Itajaí, encontrará o anúncio no painel de contagem regressiva da festa, considerada a maior do segmento português e do pescado do Brasil.
Continua depois da publicidade
Neste ano, o evento terá muitas novidades, a começar pelo espaço físico. Praticamente toda a Marejada será montada no local onde ocorreu a Regata de Volta ao Mundo, no mês de abril. Os portões de entrada, por exemplo, ficarão na nova área, ao lado do Centreventos.
>> Confira o mapa completo da festa, que começa em 11 de outubro <<
Mas os atrativos não ficarão só em terra. Quem quiser, pode conhecer Itajaí de outro ângulo. Uma escuna ficará atracada no píer durante a festa e oferecerá passeios pelo Rio Itajaí-Açu.
– A ideia é focar em uma área da cidade, que muitas vezes, nem mesmo os próprios moradores conhecem. O passeio mostrará as empresas instaladas às margens do rio e também o porto – conta o coordenador técnico da Secretaria de Turismo, Darlan Martins.
Continua depois da publicidade
A embarcação tem espaço para 80 pessoas e navegará pelo Itajaí-Açu de dia, e se a Capitania dos Portos permitir, também à noite. O passeio, com duração de cerca de uma hora, custará R$ 20 por pessoa. Outra novidade virá do mar. Pela primeira vez em todas as edições, a Regata Marejada, que começa em Florianópolis, terá fim na festa.
Nos anos anteriores, por falta de espaço adequado, os barcos tinham de parar antes do Centreventos, fazendo com que boa parte do público não acompanhasse a chegada. Além da chegada, a premiação da 9ª Regata Marejada também será dentro da estrutura do evento.
Atrativos que fizeram sucesso na Volvo Ocean Race voltam na festa portuguesa. O cinema 3D e a base de reciclagem também serão montados na estrutura da Marejada, que contará ainda com estacionamento e guarda-volumes.
– Nós estamos montando uma festa para agradar e atender todos os públicos. Fizemos algumas mudanças estruturais, que garantirão mais espaço para a circulação dos visitantes – finaliza Martins. A expectativa de público da 26ª Marejada é de 100 mil pessoas. Em 2011, a Festa Portuguesa e do Pescado de Itajaí atraiu quase 65 mil visitantes.
Continua depois da publicidade
Cultura terá destaque
Mesmo com as novidades, a tradição da festa será mantida. Artesanato e apresentações folclóricas estão na programação. Milton Ferreira da Silva, 55, o Seu Zico, estará pelo 20º ano. O engenho de farinha administrado por ele já está montado. Na estrutura, ele produzirá biju e cuscuz para vender.
– Eu moro em Biguaçu, mas na época da festa eu me mudo para Itajaí. Participo todos os anos porque gosto – relata.
Outra tradição é a valorização local. Serão 165 atrações de grupos folclóricos e infantis, bandas de blues, rock, sertanejo e pagode. Boi de mamão, Família Marejada – Marejão, Marejoa e Marejãozinho – e os bonecos que homenageiam figuras de Itajaí circularão pela festa.
A 26ª Marejada começa dia 11 e segue até dia 21. Nos dias de atração nacional, o acesso à festa será liberado, assim como em fim de semana antes das 18h. Haverá cobrança somente para quem quiser assistir aos sete shows no Centreventos, com Luan Santana, Victor e Leo, Turma do Pagode, Israel Novaes, Jorge e Mateus, Belo e Fernando e Sorocaba. Nas demais datas, o valor de entrada será de R$ 5 por pessoa.
Continua depois da publicidade
Quatro palcos serão espalhados pela festa
As mais de 160 atrações da Marejada se apresentarão em diferentes lugares. A festa terá quatro palcos: centreventos, folclórico, píer e gastronômico. A novidade é que as peças teatrais e outros shows voltados para o público infantil serão apresentados em local mais confortável.
O auditório, que na edição anterior não foi usado, neste ano abrigará os pais e a criançada. A programação apresentada no local não terá custo adicional. Para os que, assim como o empresário Juliano Marques de Paula, 36 anos, se animam só em pensar na culinária típica, também há novidades.
Além da tradicional área gastronômica, a Marejada terá um restaurante especializado em peixes e frutos do mar. O atendimento será no píer, com vista para o Rio Itajaí-Açu. Na área também terá um quiosque de marisco e a sardinheira, com a popular sardinha na brasa.
– O meu atrativo na Marejada é a comida. Sou um apreciador de frutos do mar e me delicio com os pratos oferecidos. Achei genial essa ideia do restaurante, que dá mais conforto para o público – fala.
Continua depois da publicidade