Para demonstrar como a tecnologia pode ser aliada do ensino, a Secretaria de Educação de Itajaí lançou nesta quinta-feira um aplicativo de perguntas e respostas Gincana Digital. A intenção é ampliar o aprendizado dos estudantes com baixo desempenho e fazer com que interajam ainda mais através da internet. Disponível gratuitamente para celulares e tablets com sistema Android, o jogo permite que os participantes disputem entre si e ainda fornece um ranking com os melhores colocados.
Continua depois da publicidade
O aplicativo foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologias Educacionais (Ditec) a partir de uma gincana virtual, que mobilizou 16 escolas municipais e cerca de 1,5 mil alunos desde agosto. O jogo é no estilo “Perguntados” e dispõe de 20 questões formuladas para a competição. O intuito é ampliar o número de perguntas com o passar do tempo.
– Essa é a primeira vez que lançamos um aplicativo, mas já tínhamos desenvolvido outros jogos que estão disponíveis em escolas e creches do município. Percebemos que com eles os alunos têm aprendido a trabalhar em grupo e entendido que o jogo pode ser útil no aprendizado – explica o diretor da Ditec, Cleverson Alves Paes.
O lançamento ocorreu no mesmo dia da final da gincana, nesta quinta. Os estudantes que participaram da disputa foram os primeiros a interagir com o aplicativo e agora poderão dar continuidade ao aprendizado. Conforme Paes, os jogos ajudam a promover o ensino de maneira divertida.
– Já desenvolvemos quebra-cabeças, jogos de alfabetização e de coordenação motora. É muito legal ver que as crianças estão brincando em casa e quando algum aluno tem dificuldade eles interagem, se ajudam. A tecnologia estimula ainda mais a educação – afirma.
Continua depois da publicidade
O jogo está disponível para download gratuito no Google Play e pode ser baixado por qualquer pessoa.