Depois de dois anos seguidos de resultados negativos, Itajaí deve fechar 2017 com saldo positivo na geração de empregos. Os dados de janeiro a outubro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho, mostram um leve crescimento de 2,6%, com saldo positivo de dois mil empregos se considerada a relação entre vagas preenchidas e pessoas demitidas.
Continua depois da publicidade
O dado não é o termômetro mais seguro para calcular o índice de desemprego, até porque o saldo negativo do ano passado, com -2,8 mil vagas, ainda é maior que o resultado positivo deste ano. Mas indica que o número de postos de trabalho cresceu.
Porto alavanca
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Giovani Testoni, houve retomada de confiança para investir, aliada à recuperação da movimentação no Porto de Itajaí depois de dois anos de crise. O parque logístico de Itajaí também cresceu no último ano, com a instalação de novas empresas.
No setor portuário há indicativos de que a movimentação de contêineres aumenta quando a confiança cresce. E o crescimento no número de contêineres reflete na geração de empregos no entorno, ou seja, em outros setores da economia. Na APM Terminals, em Itajaí, a movimentação de contêineres subiu 11% este ano.
Continua depois da publicidade