A quinta edição do mutirão Juntos pelo Rio ocorre neste sábado em Itajaí e Navegantes. A ação, alusiva ao Dia Mundial da Água (22 de março), vai movimentar as duas cidades pela preservação do rio Itajaí-Açu e no combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Continua depois da publicidade

Enquanto parte dos voluntários vai atuar na coleta de resíduos, integrantes do Grupo de Escoteiros e da Secretaria de Saúde de Itajaí vão participar de uma blitz educativa. O objetivo é abordar os motoristas com orientações sobre como evitar novos focos de proliferação do Aedes aegypti e como identificar os sintomas da doença.

Já o mutirão de limpeza percorrerá as margens do Rio Itajaí-Açu e a Baía Afonso Wippel (Saco da Fazenda). Em terra a ação será em frente à Associação Náutica de Itajaí e no molhe do Atalaia. A concentração dos voluntários inicia às 8h na Marina de Itajaí e após a formação de equipes, todos seguem para os postos indicados.

Os voluntários embarcados serão monitorados pela Marinha do Brasil, Capitania dos Portos, Polícia Ambiental e Bombeiros. As embarcações farão a limpeza nos locais mapeados, já distribuídos aos pilotos dos barcos voluntários, e destinarão os sacos com resíduos coletados às plataformas de apoio.

O Cepsul e a Navegação Santa Catarina prestam apoio por água disponibilizando o navio de pesquisa Soloncy Moura e uma balsa do ferry boat para servir como plataforma para concentração do material. Um grupo da Cooperativa de Reciclagem também fará a separação dos resíduos junto com os voluntários. O material coletado é destinado às cooperativas licenciadas, de ambas as cidades, que são parceiras do evento.

Continua depois da publicidade