Itajaí e Balneário Camboriú vão formar uma comissão técnica para buscar alternativas para a destinação do lixo. A ideia é pensar em projetos que eliminem a necessidade de aterro sanitário e não cause danos ao meio ambiente. O assunto foi debatido segunda-feira em uma reunião conjunta, já que Balneário Camboriú deposita o lixo no aterro sanitário de Itajaí.
Continua depois da publicidade
Esse repasse do lixo de um município para outro é questionado pelo Ministério Público, que entende que Itajaí acaba arcando sozinha com o dano ambiental. Por isso os prefeitos se reuniram e decidiram criar a comissão. Mesmo assim, o problema do lixo está longe de ser resolvido. A primeira reunião do grupo, que terá integrantes das duas cidades, foi marcada somente para o dia 28 de janeiro do ano que vem.
Segundo o prefeito de Balneário, Edson Periquito, relatórios técnicos apresentados durante o encontro pela prefeitura de Itajaí sobre o lixo serão analisados pelo departamento jurídico do município. O prefeito Jandir Bellini, por sua vez, mostrou confiança ao dizer que em 30 anos a cidade poderá ser modelo em gestão de lixo.