Pautada num planejamento estratégico construído de forma colaborativa e participativa entre governo e comunidade, por meio da atuação direta de 500 líderes locais, Itajaí se vê no futuro como o melhor lugar para se viver no Estado de Santa Catarina. O município planejou e está focado em ser uma cidade para as pessoas, com qualidade de vida aliada à tecnologia, inovação e desenvolvimento verdadeiramente responsável.

Continua depois da publicidade

É só andar pelo município para perceber a quantidade de obras estruturantes e de infraestrutura que estão sendo realizadas. São empreendimentos com grandes investimentos e que se propõem a mudar completamente a mobilidade urbana da cidade, além de construir novos ou revitalizar espaços públicos como praças, largos e patrimônio histórico, partindo-se do conceito de promoção da conexão entre as pessoas, a cidade e o meio ambiente.

> Conheça as origens de Itajaí, a cidade que vive das águas

— Quando implementamos o Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (Pemi 2040) idealizamos uma cidade inteligente, sustentável e com justiça social e esse é o nosso norte, nosso farol. Essa é a nossa exigência para que tenhamos um nível de qualidade para que, de fato, consigamos este propósito — destaca a Diretoria Executiva de Planejamento Estratégico (Pemi 2040).

Sustentabilidade como um dos pilares para o desenvolvimento

O planejamento estratégico da cidade é orientado pela Agenda 2030 e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Itajaí foi reconhecida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) como o 1º município brasileiro a assimilar essa Agenda global com vistas na necessária territorialização dos ODS.

Continua depois da publicidade

— Em 2019 e 2020, inclusive, fomos laureados com o 1º lugar do Prêmio do Movimento Nacional ODS em Santa Catarina, em suas 1ª e 2ª edições. Isso já nos dá peso e sentido para esse ponto — acrescenta a Diretoria Executiva de Planejamento Estratégico do município.

Na área ambiental, Itajaí desponta com iniciativas pioneiras. Foi a primeira cidade da América Latina, por exemplo, a assinar o protocolo internacional da campanha Mares Limpos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que visa a eliminação do plástico no planeta.

Desde então o município tem realizado ações que incluem novas políticas, como o desenvolvimento de tecnologias que substituem velhos padrões de comportamento e consumo, além de mutirões, campanhas de conscientização e, inclusive, a implementação de ações sustentáveis para as festas promovidas, como a Marejada, primeiro evento público do Brasil a não utilizar plástico em sua operação.

Preocupação com as águas do município

Itajaí é a cidade das águas, sejam elas do oceano ou dos rios, da maior bacia hidrográfica de Santa Catarina e que tem sua foz no Centro da cidade. Por isso, o município se preocupa com a qualidade das águas e do meio ambiente.

Continua depois da publicidade

Como propostas em desenvolvimento, além da remodelação completa no sistema de captação e tratamento das águas distribuídas à população, Itajaí tem investido recursos, nos últimos cinco anos, que tornaram possível a instalação do maior sistema de contenção de inundações e alagamentos de sua história. Isso no centro da cidade e, sobretudo, em zonas periféricas, onde a população sofria mais com esse problema.

— Está em andamento a implantação do sistema de coleta e tratamento do esgoto sanitário que, quando finalizado, vai figurar Itajaí como uma das cidades brasileiras de maior referência neste sentido — esclarece o Pemi 2040.

Fortalecimento da indústria naval

Outra área prioritária para o crescimento e desenvolvimento de Itajaí é a construção naval. Com grandes estaleiros, o município não tem medido esforços e investimentos para o fortalecimento dessa indústria.

E as oportunidades geradas ganharão ainda mais fôlego nos próximos anos. Serão construídos na cidade os mais novos e modernos navios de guerra da Marinha do Brasil. O consórcio promove um investimento de R$ 9,1 bilhões em um contrato de 10 anos e a oportunidade de se criar até oito mil empregos diretos e indiretos. A construção de navios de guerra tipo fragatas deve iniciar ainda neste ano.

Continua depois da publicidade

— Nos últimos dois anos, nos tornamos o mais importante polo brasileiro desse segmento. Isso, claro, depois de um exaustivo trabalho técnico, tático e de engajamento, o que resultou num investimento bilionário para a produção de navios com tecnologia de ponta para a Marinha do Brasil — destaca o Gabinete do Prefeito.

Inserção da inovação no cotidiano da população

A inserção da inovação em atividades típicas de Itajaí, como a pesca, por exemplo, é um dos objetivos para os próximos anos e que já vem sendo trabalhado. Nesse campo, a Secretaria Municipal de Tecnologia de Itajaí (SeTec) é reconhecida nacionalmente por alcançar resultados positivos na área da Tecnologia da Informação (TI) e inovação.

O sistema de gestão escolar Erúdio, por exemplo, é o primeiro empreendimento registrado como Software Livre ou de domínio público do país. Com diversos prêmios importantes, a ferramenta foi 100% desenvolvida dentro da SeTec, com expertise da equipe técnica do município.

— Destacamos também o sistema DataPemi de gerenciamento público, para o melhor desempenho do executivo municipal. Em fase de finalização e testagem, ele foi desenvolvido pela SeTec em parceria com o Escritório de Projetos e o Pemi 2040 — informa a Secretaria Municipal de Tecnologia.

Continua depois da publicidade

Esse sistema possui quatro elementos interdependentes que englobam o banco de projetos, o gerenciamento de projetos e dois sistemas de coleta de dados (de gestão e de desenvolvimento sustentável) para posterior produção de indicadores. Com isso, o município aprimora os conceitos de gestão pública e governança.

Além disso, o prédio do Centro de Inovação de Itajaí deve ser inaugurado neste ano e promete ser uma frente de trabalho importante para a tecnologia e inovação.

Turismo no foco dos próximos anos

Hoje o turismo em Itajaí cresce com velocidade e a expectativa é que isso venha a se intensificar no futuro. A maior regata de volta ao mundo, que terá Itajaí como uma de suas paradas pela quarta vez consecutiva, é um exemplo da projeção internacional do município. A The Ocean Race chegará em abril de 2023 na cidade e vai atrair, mais uma vez, milhares de visitantes.

> Seja qual for sua praia, Itajaí tem uma boa para você

— Os resultados são fruto de um choque de gestão na promoção de grandes eventos e no turismo da cidade. O mesmo profissionalismo, ações sustentáveis e cuidado aplicado na The Ocean Race é base do sucesso e resgate da Marejada como festa tradicional de outubro no circuito catarinense — avalia a Secretaria de Turismo e Eventos de Itajaí.

Continua depois da publicidade

A Praia Brava é outro exemplo desse crescimento e já figura como um dos pontos de maior prestígio imobiliário de Santa Catarina. O município também investe para fomentar o setor. Os projetos de construção do Parque Náutico de Itajaí, a revitalização do Largo do Mercado Público e o novo prédio do Mercado de Peixe são algumas obras previstas.

Cultura como aliada do desenvolvimento e do turismo

Outro segmento que também é forte em Itajaí e que fomenta o que se quer para o futuro é o cultural. A cidade é considerada referência em gestão de cultura e um celeiro diverso de grandes talentos catarinenses. O Festival de Música de Itajaí, por exemplo, é reconhecido como um dos melhores em níveis técnicos do país e que atrai pessoas de diversos locais do país e da América Latina.

— Outro investimento público na área é o Conservatório de Música Popular Carlinhos Niehues, que completou 15 anos em 2022 e oferta gratuitamente cursos de formação na área. A instituição, em breve, ganhará uma nova sede para aprimorar seus atendimentos — informa a Superintendência Administrativa das Fundações de Itajaí.

A cultura de Itajaí é ainda referência no país pelos diversos grupos de teatro locais, além de grandes eventos na área, como o Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha, que ocorrerá no final de julho deste ano. O evento contará com a apresentação de 21 espetáculos e deve atrair centenas de pessoas.

Continua depois da publicidade

Acesse o canal de Itajaí no NSC Total e fique por dentro das novidades

Leia também

Concerto especial celebra aniversário de Itajaí; veja como foi o evento

Cooperativa em Itajaí contribui com a retomada econômica e oferece vantagens para pequenas e médias empresas

Banda Filarmônica se apresenta no Teatro Municipal em homenagem aos 162 anos de Itajaí