A cidade de Itajaí, no Litoral Norte do Estado, inaugura um ambulatório para pré-triagem de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na segunda-feira (15). O local fica anexo ao Centro Terapêutico Especializado em Autismo (CTEA) do bairro São Vicente. Os atendimentos iniciam a partir das 8h.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp
O ambulatório terá dois médicos e um enfermeiro, que vão avaliar os pacientes encaminhados das unidades de saúde. A partir dali, os profissionais encaminham o paciente para as terapias, como no CTEA. O espaço vai funcionar das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Segundo a prefeitura, uma estimativa mostra que Itajaí tem atualmente cerca de 560 crianças estejam aguardando o diagnóstico inicial de autismo.
A criação desse ambulatório auxilia diretamente a educação das crianças autistas no município. Dados divulgados pela prefeitura apontam que o número de alunos autistas na rede municipal de ensino mais do que dobrou em um ano. Em 2021, eram 450 e hoje são 950 estudantes com autismo.
Continua depois da publicidade
Para o supervisor de educação especial Ericksn Jones Lima, só a educação não garante toda a atenção que a criança precisa. Ela também necessita de uma intervenção terapêutica e de um atendimento especializado, para que isso também se converta em orientações e práticas em sala de aula.
* Sob supervisão de Bianca Bertoli
Leia também
BR-101 em Itajaí tem velocidade média de 10 km/h em horários de pico
Acionistas da Teka dizem ter proposta para comprar o controle da empresa
Raros em praias, golfinhos-listrados são encontrados mortos no litoral de SC