Mesmo com o fim das festas de fim de ano e do carnaval, a temporada de verão em Itajaí ainda não encontrou o seu fim. Isso, graças à temporada de cruzeiros que segue a todo vapor, até abril de 2024. No último domingo, 25/02, o Itajaí Convention embarcou no navio Costa Favolosa, ancorado no porto da cidade, a convite da Secretaria de Turismo. O objetivo dessa visita era compreender melhor o fluxo de passageiros e propor melhorias para a próxima temporada de cruzeiros, que iniciará em novembro de 2024 e irá até abril de 2025.

Continua depois da publicidade

Thiago de Sá, diretor executivo do Convention Bureau de Itajaí, destaca a importância dessa iniciativa. Precisamos vir ao navio entender mais sobre o fluxo da operação, nos aproximarmos da operadora de cruzeiros para sugerir melhores experiências para os hóspedes na próxima temporada. A junção da cultura local, experiências gratuitas e qualidade dos estabelecimentos de Itajaí, sem dúvidas, complementarão a experiência do turista.

A secretaria de Turismo de Itajaí, compartilhou resultados positivos até o momento, acerca dos navios que já passaram pelo município, são: 42 escalas previstas e mais de 115 mil passageiros esperados. Até o carnaval, 62 mil passageiros passaram por Itajaí, sendo mais de 27 mil que iniciaram sua viagem no município, impulsionando a hotelaria e o trade turístico local. Darlan, diretor executivo da Secretaria de Turismo, antecipa otimismo para a próxima temporada. Fomos informados que as vendas de pacotes já estão bastante significativas, então podemos esperar outra temporada de sucesso no segmento conta.

Após os excelentes números de 2023 e 2024, o Convention de Itajaí e a Secretaria de Turismo uniram esforços para estruturar projetos em conjunto para a próxima temporada. Iniciando com visitas aos hotéis da cidade, a parceria busca entender as necessidades dos hóspedes e fortalecer a conexão entre o público e a cidade. Dania Hoger, responsável pela hotelaria na Secretaria de Turismo, destaca a importância de reter esse público. O trabalho iniciado agora, com certeza, renderá frutos na próxima temporada.

Comitiva liderada pela secretaria de turismo visita as dependência do navio Costa Favolosa (Fonte: Juliana Oliveira)

A operação de cruzeiros não só é rentável pelo consumo dos turistas no município, mas também pela receita deixada no Porto de Itajaí a cada atracação de navios. Ronaldo Camargo, diretor geral de administração e finanças do Porto de Itajaí, ressalta a integração entre porto e cidade como chave para o sucesso. O porto ganha na parte do nosso tarifário, e o município ganha, podendo receber uma grande quantidade de turistas na cidade diz.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que o Itajaí Convention está com o projeto do “Clube de Benefícios” em pleno funcionamento durante toda a temporada de cruzeiros. Associados podem inserir seus estabelecimentos na plataforma, presente no Centreventos e em toda a rede hoteleira da cidade, visando enriquecer a experiência dos turistas.

Para mais informações, acesse agora o site do Itajaí Convention e tenha o seu negócio na temporada de cruzeiros ainda esta semana.