A terça-feira de Itajaí nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) poderia ter sido melhor. Das três finais disputadas nesta terça, a cidade venceu uma e ficou em segundo nas outras duas. Mesmo assim, o desempenho é comemorado pelos dirigentes. A pontuação do título das duas categorias da ginástica artística colocou Itajaí com 143 pontos na liderança da competição, seguida por Blumenau, com 96, e Florianópolis, com 78. Essa era a classificação até o início da noite e sem contar os dois títulos dos donos da casa no karatê, que serão computados nesta quarta-feira.
Continua depois da publicidade
O destaque do dia foi a dupla feminina do vôlei de praia. Paola Santos e Andreia Teixeira venceram Brusque por 2 sets a 1, parciais de de 21/17, 17/21 e 17/15. Paola joga pelo Brasil nas competições internacionais na categoria sub-21 e Andreia é casada com Kid, o primeiro líbero da Seleção Brasileira de vôlei.
– Em 2003, quando o Jasc foi em Blumenau, Itajaí conquistou um título inédito no vôlei de praia masculino. Desta vez, também em Blumenau, a cidade conquista outro título inédito no feminino – lembra o coordenador técnico do vôlei, José Hiran.
Já a dupla masculina não teve a mesma sorte. Itajaí terminou com o segundo lugar, depois de perder a decisão para Florianópolis por 2 sets a 0. O segundo vice-campeonato do dia veio no bolão 16 feminino. As meninas do Litoral perderam para as donas da casa por 93 pinos de diferença. A cidade também disputou o terceiro lugar com o basquete feminino, mas até a noite desta terça, a partida ainda não havia terminado.
Continua depois da publicidade
Outra decisão de terça foi no tribunal. Itajaí denunciou o triatlo masculino de Blumenau alegando inscrição irregular e, na primeira instância, o tribunal aceitou, mas nesta terça-feira acolheu o recurso e manteve o troféu para os donos da casa.
O diretor técnico da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí, Álvaro Provesi, acredita que o título dos Jogos Abertos só será definido no sábado. Ele acredita que o fato de Blumenau, por ser o dono da casa, disputar nove troféus a mais, pode pesar a favor dos adversários.
– A responsabilidade pelo título é deles e a gente vai correr por fora – promete.