A grande surpresa dos 52º Jogos Abertos de Santa Catarina, disputados desde o dia 7 em Caçador, não veio do lugar mais alto do pódio – mas passou perto. Com 197 pontos, Itajaí conquistou no sábado o inédito segundo lugar na classificação geral, perdendo apenas para Florianópolis, que fez 276 pontos e levou o tetracampeonato consecutivo para casa.

Continua depois da publicidade

Com 167 pontos, a terceira posição ficou com Blumenau. A cidade é a maior campeã dos Jasc, com 39 taças, mas chegou ao terceiro ano seguido – longe até mesmo do vice-campeonato.

O último troféu para Itajaí saiu no sábado, quando 14 finais foram disputadas. A equipe de futsal feminino venceu a Primeira Divisão da modalidade, aplicando uma goleada de 7 a 2 sobre Joaçaba. Com os resultados, os dois municípios garantiram ainda a classificação para a Divisão Especial, a elite do futsal dos Jasc, no próximo ano.

Superintendente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Itajaí, Álvaro Provesi afirma que apesar de histórico, o desempenho em Caçador era esperado. Segundo ele, isso é reflexo de meses de planejamento – que se estendem aos Jogos de 2014, que a cidade pretende sediar.

– Fazemos um trabalho a médio e longo prazo e sabíamos que a pontuação ia ser expressiva. Não fomos vice-campeões por acaso. Ano que vem queremos nos aproximar mais de Florianópolis, que é favorita para ser campeã novamente, e em 2014 vamos buscar o título – afirma.

Continua depois da publicidade

Entre as modalidades que se destacaram estão futsal, triathlon, tênis de campo e de mesa, natação, ginástica rítmica, taekwondo e handebol. Para 2013, o objetivo é manter o bom nível nestes esportes e focar naqueles que ficaram abaixo da expectativa – ou que ainda não têm grande representatividade no município, como futebol, punhobol e remo.

– A partir de agora temos que fomentar o esporte para que mais modalidades ganhem força em Itajaí e, neste momento, precisamos agradecer a todos os técnicos e atletas pela ótima participação que fizeram em Caçador. Com certeza honraram nossa cidade – completa Provesi.

Judô

Também no último dia de disputas dos Jasc 2012, Itapema garantiu um título inédito para a cidade ao ser campeã no naipe masculino do judô. A cidade venceu Itajaí na decisão por equipes.

A modalidade, disputada durante três dias em Caçador, contou com a participação de 20 municípios no masculino e 14 no feminino. As competições ocorreram no ginásio de esportes do Colégio Estadual.

Continua depois da publicidade

– A união da equipe e a vontade de vencer foram os fatores que nos levaram ao título – garante Sandro Borges, técnico e atleta de Itapema.

Na classificação geral Itapema ficou na 13ª posição, com 27 pontos. Balneário Camboriú terminou uma posição acima, também com 27 pontos, mas levando vantagem nos critérios de desempate. Camboriú, a outra cidade do Litoral Norte que participou dos Jasc, não pontuou.

Os 52º Jogos Abertos de Santa Catarina reuniram 4,5 mil atletas, que disputaram 26 modalidades e 47 troféus. A próxima edição ocorre em Joinville e a sede em 2014 deve ser confirmada em reunião do Conselho Estadual de Esportes, ainda neste ano.