A grande surpresa dos 52º Jogos Abertos de Santa Catarina, disputados desde o dia 7 em Caçador, não veio do lugar mais alto do pódio – mas passou perto. Com 197 pontos, Itajaí conquistou no sábado o inédito segundo lugar na classificação geral, perdendo apenas para Florianópolis, que fez 276 pontos e levou o tetracampeonato consecutivo para casa.
Continua depois da publicidade
Com 167 pontos, a terceira posição ficou com Blumenau. A cidade é a maior campeã dos Jasc, com 39 taças, mas chegou ao terceiro ano seguido – longe até mesmo do vice-campeonato.
O último troféu para Itajaí saiu no sábado, quando 14 finais foram disputadas. A equipe de futsal feminino venceu a Primeira Divisão da modalidade, aplicando uma goleada de 7 a 2 sobre Joaçaba. Com os resultados, os dois municípios garantiram ainda a classificação para a Divisão Especial, a elite do futsal dos Jasc, no próximo ano.
Superintendente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Itajaí, Álvaro Provesi afirma que apesar de histórico, o desempenho em Caçador era esperado. Segundo ele, isso é reflexo de meses de planejamento – que se estendem aos Jogos de 2014, que a cidade pretende sediar.
– Fazemos um trabalho a médio e longo prazo e sabíamos que a pontuação ia ser expressiva. Não fomos vice-campeões por acaso. Ano que vem queremos nos aproximar mais de Florianópolis, que é favorita para ser campeã novamente, e em 2014 vamos buscar o título – afirma.
Continua depois da publicidade
Entre as modalidades que se destacaram estão futsal, triathlon, tênis de campo e de mesa, natação, ginástica rítmica, taekwondo e handebol. Para 2013, o objetivo é manter o bom nível nestes esportes e focar naqueles que ficaram abaixo da expectativa – ou que ainda não têm grande representatividade no município, como futebol, punhobol e remo.
– A partir de agora temos que fomentar o esporte para que mais modalidades ganhem força em Itajaí e, neste momento, precisamos agradecer a todos os técnicos e atletas pela ótima participação que fizeram em Caçador. Com certeza honraram nossa cidade – completa Provesi.
Continua depois da publicidade