Em dois anos Itajaí quer se tornar a cidade com maior número de ciclovias de Santa Catarina. O projeto ambicioso foi finalizado ontem pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e pretende ampliar os atuais 22 quilômetros de ciclovias para 70. A determinação foi dada pelo prefeito Jandir Bellini (PP) como uma das prioridades do município – e ocorre na mesma semana em que iniciou um movimento pedindo por mais ciclovias.
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O projeto é antigo. Desde 2005 os técnicos da secretaria fazem estudos para ampliar a malha cicloviária da cidade. Segundo o secretário de Planejamento, Luiz Carlos Pissetti, foram seis meses de análises de tráfego, trânsito, fluxo de pedestres e outros aspectos de viabilidade. As obras iniciam com a revitalização dos 22 quilômetros de ciclovias existentes. Além disso, algumas já foram licitadas e o restante está em fase final de projeto.
Diversos pontos da cidade devem ser beneficiados, como a Contorno Sul, Perimetral Oeste, Reinaldo Schmithausen, rua Indaial, rua José Pereira Liberato, rua Estefano José Vanolli, entre outros. Conforme o secretário Pissetti, serão agregados 48 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas.
– Nós conseguimos fechar um planejamento de toda a cidade. Vamos reavivar a malha que já existe, melhorando interseções, cruzamentos, mudanças de faixa e toda marcação visual, aérea e terrestre. Em seguida vamos agregar a elas novas ciclovias e ciclofaixas – afirma.
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Segundo o secretário, algumas ciclovias foram incluídas em projetos maiores que estão em licitação, como a Perimetral Oeste (R$ 90 milhões), Parque Linear do Promorar (R$ 35 milhões), Binário do São Vicente (cerca de R$ 8 milhões), Beira-rio (R$ 2,4 milhões) e Contorno Sul (R$ 2 milhões). Pissetti ressalta que as demais obras estão previstas no orçamento do município.
Sobre a implantação do projeto, o secretário diz que é necessário planejamento e paciência. A previsão é que as novas ciclovias sejam concluídas em dois anos.
– Não se pode fazer intervenções de uma hora para outra, não é simples fazer ciclovias e em alguns casos deve ter um conflito por precisar abrir mão de uma faixa de estacionamento, por exemplo. Provavelmente vai haver um debate – completa.
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