Itajaí amanheceu nesta segunda-feira (9) com tempo firme e sol tímido. O maior alívio é a pausa nas chuvas, que castigaram o Estado desde a última quarta-feira (4) e, no domingo (8), elevaram os níveis dos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim.

Continua depois da publicidade

As principais localidades afetadas são áreas ribeirinhas nas regiões da Murta, parte baixa de Cordeiros, Dom Bosco, São Vicente, Espinheiros e Barra do Rio. Ao todo, mais de 50 ruas registraram problemas com alagamentos entre domingo e segunda.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A elevação dos rios tirou mais de 360 pessoas de casa. Três dos quatro abrigos da cidade atingiram capacidade máxima, e o único ainda com vagas é o do Salão Paroquial da Igreja de São João. A maioria dos moradores só conseguiu levar roupas para os abrigos. A prefeitura pede doações de alimentos, materiais de limpeza e itens de higiene.

Itajaí suspende aulas com previsão de mais chuva e rio em elevação

Continua depois da publicidade

De acordo com informações da Defesa Civil, o Itajaí-Açu, na medição das 11h30min, estava em 2,89 metros, o que é acima do nível de emergência, na altura do bairro Cordeiros. Já o Itajaí-Mirim retificado, na estação do Semasa, atingiu 2,64 metros às 11h30min, também em nível de emergência. O Ribeirão da Murta, que na noite de domingo atingiu 0,95 metro (próximo ao nível de alerta), caiu e estava em 0,57 metro às 11h30min desta segunda.

De sexta-feira (6) até esta segunda, foram 148 ocorrências atendidas pela Defesa Civil municipal. Só na segunda foram mais de 30, entre alagamentos, desobstrução de bueiros e buracos.

Apesar do alívio do tempo mais firme, Itajaí segue em alerta para inundações graduais, devido à elevação dos rios. Com a subida da maré, a partir das 12h, alagamentos ainda podem ocorrer. Em Brusque e Blumenau, o nível dos rios diminui, e a tendência é que a água chegue em Itajaí ao longo da segunda-feira. Com isso, há risco de extravasamento em três pontos, com situação de emergência: rio Itajaí-Açu na estação da Murta, rio Itajaí-Mirim retificado na estação da Colônia Japonesa, e rio Itajaí-Mirim, no canal antigo na estação do Itamirim.

Portos ainda fechados

O canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes segue fechado. Conforme a praticagem, há pelo menos oito navios fundeados, esperando para entrar. Devido às chuvas, o canal foi fechado já na quarta-feira (4).

Continua depois da publicidade

A Marinha do Brasil é quem atesta a abertura ou não do canal, de acordo com a avaliação da praticagem. O fechamento foi causado pela forte correnteza, que dificultaria as manobras no Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu.

Porto de Itajaí abriga carros e motos para quem foge de enchente

Balsa suspende operações

A balsa que faz a travessia entre Itajaí e Navegantes pelo Itajaí-Açu, na altura dos bairros Barra do Rio (Itajaí) e Machados (Navegantes) também suspendeu as operações por questões de segurança aquaviária, também devido à correnteza.

Uma nova avaliação está marcada para ser feita na manhã desta terça-feira (10), e até lá, a opção é utilizar a travessia das regiões centrais, que opera normalmente. Desde o último sábado (8), a balsa está inoperante por causa das fortes chuvas.

Segundo a NGI Sul, empresa que opera as travessias, o ferry boat do Centro segue funcionando normalmente nesta segunda-feira (9), com quatro embarcações em duas rampas.

Continua depois da publicidade

Emergência hídrica

Ainda no domingo (8), o prefeito Volnei Morastoni (MDB) decretou Estado de Emergência Hídrica na cidade, em função da turbidez (ou seja, quando há muitas partículas como barro) da água. De acordo com o Semasa, há dificuldade em operar o sistema de tratamento de água, e há risco de desabastecimento.

O Semasa, em conjunto com os demais órgãos da administração municipal, deverá adotar medidas destinadas à prevenção e mitigação dos efeitos do desabastecimento e poderá requisitar veículos, equipamentos, materiais e servidores públicos, além de atuar emergencialmente na aquisição de insumos necessários para atender serviços essenciais. O decreto entra em vigor a partir deste domingo pelo prazo de 180 dias. 

Veja imagens de Itajaí nesta segunda-feira (9):

Situação em Balneário Camboriú

Em Balneário Camboriú, a Defesa Civil do município registrou um acumulado de 4,56 mm de chuva em 12 horas, conforme o boletim das 7h desta segunda-feira (9). O nível do Rio Camboriú marca 2,38m.

Continua depois da publicidade

Na noite de domingo (8), um deslizamento de terra foi registrado na rua Marinilza Conceição do Nascimento, no Bairro Nova Esperança. O local foi isolado, e, de acordo com a Defesa Civil, nenhuma casa precisou ser desocupada.

Também foi registrado um deslizamento na rua México, no bairro das Nações. Uma árvore caiu na rua Avelon Cordeiro no bairro Jardim Parque Bandeirantes (estrada do Barranco). Os galhos foram recolhidos.

Nesta segunda-feira, os serviços públicos funcionam normalmente em Balneário Camboriú.

Leia mais

Imagens aéreas mostram Taió embaixo d’água após enchente histórica

SC tem mais de cem abrigos abertos em 52 municípios em função das fortes chuvas

Blumenau mantém volta da Oktoberfest 2023 para quarta-feira