Depois de conquistar, em 2012, a melhor colocação na história dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), a delegação de Itajaí chega motivada para a 53ª edição do evento. A competição será aberta às 20h desta quarta-feira, no Estádio do Sesi, em Blumenau, e continua até o dia 30. A Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL) de Itajaí estará representada por cerca de 350 pessoas, entre atletas e dirigentes, disputando troféu em 33 modalidades.

Continua depois da publicidade

O vice-campeonato no ano passado (Itajaí ficou atrás apenas de Florianópolis) colocou a cidade em um novo patamar nos Jogos Abertos. O que, segundo a própria FMEL, ajudou a reforçar ainda mais as equipes para esta edição. O coordenador técnico da entidade, Álvaro Provesi, acredita todas as equipes têm chance de pontuar.

– A gente não fala quais as modalidades com maior chance de medalha para não correr o risco de mencionar alguma. Mas podemos dizer que todas têm condições de pódio – comenta.

Segundo ele, foi mantida a base do ano passado alguns reforços chegaram para deixar algumas modalidades ainda mais fortes. Em 2012, Itajaí conquistou título no tênis masculino, no triatlo masculino, no futsal masculino, na ginástica artística feminina, no karatê feminino, no taekwondo masculino e nos dois tênis de mesa (masculino e feminino).

Continua depois da publicidade

– Vamos brigar para ficar entre os três primeiros colocados. Até porque nosso compromisso de ser campeão dos Jogos Abertos é em 2014, quando seremos sede da competição – conta Provesi.

Os primeiros atletas e dirigentes já viajam nesta quarta para Blumenau. Ao contrário da maioria das equipes da região, a delegação itajaiense ficará alojada na cidade, na Escola Max Tavares do Amaral, no Bairro Itoupava Norte.

Delegação de Balneário Camboriú terá 118 pessoas

Além de Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Itapema, Navegantes e Penha são os municípios da região com equipes confirmadas nos Jasc 2013. Destas, Balneário Camboriú é quem tem a maior delegação. São 118 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes, disputando 20 modalidades. O superintendente da Fundação Municipal de Esportes da cidade, Sandro Bernardoni, diz que a cidade não estipula resultados e que o objetivo é dar oportunidade para os atletas da cidade.

Continua depois da publicidade

– Nossa filosofia é trabalhar com o esporte como ferramenta social, não de competição – comenta.

Mesmo assim, ele acredita que as equipes de handebol (tanto masculino, quanto feminino), possam brigar por título, além de a cidade ter condições de buscar medalhas no judô e no taekwondo.

Navegantes vai com cinco equipes e acredita que pode trazer medalhas no taekwondo, no atletismo e no xadrez. A cidade, aliás, recebe uma das provas da competição, o triatlo. As disputas acontecem domingo, a partir das 9h. Itapema, com dez equipes também tem pretensões de medalha. No ano passado, por exemplo, os meninos do judô foram os campeões no geral.

Continua depois da publicidade

As equipes da região

Balneário Camboriú

Atletismo (M/F), Ciclismo, Ginástica Artística (M/F), Judô (M/F), Karatê (M/F), Taekwondo (M/F), Triatlo (F), Basquete (M), Futebol (M), Handebol (M/F), Tênis (M), Tênis de Mesa (M/F), Vôlei de Praia (M)

Balneário Piçarras

Ciclismo

Bombinhas

Atletismo (M), Ciclismo, Karatê (M), Triatlo (M)

Itajaí

Atletismo (M/F), Ciclismo, Ginástica Artística (M/F), Ginástica Rítmica, Judô (M/F), Karatê (M/F), Taekwondo (M/F), Natação (M/F), Remo, Triatlo (M/F), Xadrez (M), Basquete (F), Bocha (M/F), Bolão 16 (M/F), Futsal (M/F), Handebol (M/F), Tênis (M/F), Tênis de Mesa (M/F), Vôlei (M), Vôlei de Praia (F)

Itapema

Ciclismo, Judô (M/F), Taekwondo (M/F), Natação (M/F), Xadrez (M), Vôlei de Praia (M/F)

Navegantes

Atletismo (M/F), Taekwondo (M/F), Xadrez (M)

Penha

Atletismo (M)