Se terça-feira (20) foi um dia de desespero e muitos estragos em cidades da região do Vale do Itajaí com os deslizamentos e alagamentos causados pelas chuvas e enchentes, esta quarta (21) é de balanço dos prejuízos. Municípios como Camboriú, Itajaí, Balneário Camboriú e Blumenau amanheceram com moradores e trabalhadores fazendo limpezas nas casas e espaços públicos. Em uma ocorrência, um carro chegou a cair em um buraco aberto por conta do aguaceiro.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do Vale do Itajaí direto no Whatsapp

Em Camboriú — um dos pontos mais castigados e que registrou duas mortes —, 120 pessoas continuam em abrigos. Não há mais nenhuma via alagada, mas uma reunião entre a prefeitura e o Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC) deve definir as prioridades da reorganização do município. Um mutirão de limpeza da prefeitura já foi estabelecido. A Defesa Civil deve preparar os relatórios necessários para buscar ajuda humanitária e fazer novas vistorias para interdição ou não de imóveis.

Na vizinha Balneário Camboriú, também não há mais trechos alagados, mas 32 pessoas continuam desabrigadas. A areia da Praia Central amanheceu com degraus e sujeira e deve ser realinhada. O município está com pontos disponíveis para arrecadação de alimentos, roupas, roupas de cama, toalhas e produtos de higiene pessoal e de limpeza nos abrigos em funcionamento.

Quem quiser ajudar, pode levar as doações no CEM Alfredo Domingos (Av. Hermógenes Assis Feijó – São Judas Tadeu) e no Centro de Convivência (Rua Itália, nº 1059 – Nações).

Continua depois da publicidade

Itajaí

Em Itajaí, as máquinas da secretaria de Obras já estavam cedo nas ruas, retirando barreiras e terra. A Defesa Civil mapeia possíveis pontos de deslizamentos e relatórios. Há casas interditadas em áreas de risco e outras que serão desocupadas ao longo desta semana. Foram 106 ocorrências atendidas até esta manhã.

Durante os trabalhos desta quarta, um carro caiu em um buraco em uma rua do bairro Ressacada. A motorista contou que ele se abriu quando ela passou. O automóvel teve danos e precisou ser retirado com guincho.

Carro caiu em buraco em Itajaí. (Foto: Felipe Sales)

Blumenau

A Defesa Civil de Blumenau atendeu até a manhã desta quarta-feira 182 ocorrências, sendo 131 de deslizamentos de terra. Apesar dos danos, todas as vias atingidas já foram desobstruídas e nenhuma está com ponto de alagamento.

Segundo o AlertaBlu, desde domingo (18) até esta terça, 148,8 milímetros em média de chuva foram registrados. A previsão do tempo indica que o sistema de baixa pressão tende a perder força, diminuindo os riscos de novas chuvas. A possibilidade de enchente está totalmente descartada, de acordo com a Defesa Civil. O que preocupa, ainda, é o solo encharcado, que pode desmoronar.

Continua depois da publicidade

Quase 50 blumenauenses ficaram desalojados e buscaram ajuda na casa de parentes. Outros quatro foram encaminhados ao abrigo municipal.

A Região Sul foi o local mais afetado, reunindo mais da metade das ocorrências. Por questão de segurança, o acesso Velha-Garcia está interditado.

Leia também

Mãe tirou filho do quarto segundos antes de deslizamento matar jovens em Camboriú

Praia alargada de Balneário Camboriú é castigada pelas chuvas; veja fotos