A Escola Básica Alcuíno Gonçalo Vieira, no bairro Tabuleiro, em Camboriú, foi pega de surpresa com a apreensão de dois adolescentes que levaram uma arma para a instituição na manhã desta sexta-feira. A diretora Cintia Regina Mendes afirma que a escola só soube do fato quando uma viatura chegou para verificar a denúncia. Ela explica que isso nunca tinha acontecido e que foi uma situação anormal.

Continua depois da publicidade

– Esses mesmos adolescentes se envolveram numa discussão por causa de uma namorada no início da semana, mas nós conversamos com eles e achávamos que estava tudo resolvido até que os policiais chegaram. Eles foram até a turma, questionaram se alguém tinha algo errado e os dois se entregaram – conta.

De acordo com ela, é complicado falar sobre o caso, pois não é uma situação fácil de lidar.

– Apesar da escola ficar localizada num distrito que sofre bastante com questões de violência e tráfico, considero nossa escola segura, nunca tivemos problemas sérios. Mas vamos conversar com os pais dos alunos – explica.

Continua depois da publicidade

Prevenção

O capitão e comandante da Polícia Militar de Camboriú, Pablo Neri Pereira, diz que os policiais, em conjunto com as Secretarias de Assistência Social e de Educação, têm feito um trabalho para reduzir os crimes violentos no distrito do Monte Alegre, onde o Tabuleiro fica localizado.

– No fim de 2013 tivemos uma redução de 43% no número de homicídios na cidade. Sabemos que isso não é só uma questão de policiamento, mas de prevenção através do diagnóstico de problemas. Também temos um policial que faz visitas cotidianas aos colégios e verifica a necessidade de policiamento. Essa situação, por exemplo, foi atípica – comenta.