O índice de isolamento social caiu significativamente em Santa Catarina no início do mês de maio. Nessa quarta-feira (13), apenas 39.2% dos catarinenses permaneciam em casa, segundo dados da Secretária de Estado Saúde. O alerta sobre a grande movimentação nas ruas foi feita pelo secretário da pasta, André Motta Ribeiro.
Continua depois da publicidade
Repetindo o que já havia dito em coletiva de imprensa na terça-feira (12), Ribeiro reiterou a preocupação do governo estadual nesta quarta-feira, enquanto atualizava os números do novo coronavírus nos municípios catarinenses:
– Hoje nosso estado está entre os piores do país. A gente precisa melhorar esse número – afirmou o secretário de saúde.
No início do mês de abril, quando o decreto de emergência ainda vigorava rigorosamente, com a maioria dos serviços suspenso, o índice chegou a 80%. Porém, com a flexibilização da maioria das atividades a circulação nas ruas aumentou e os números de isolamento pioraram. Logo após o feriado de 1º de maio os índices chegaram a marcar 36,1% em Santa Catarina.
– Temos um número um tanto quanto preocupante. O que se observa como adequado, minimamente, em termos de isolamento social é um índice de 50% – explicou, ao publicizar o dado.
Continua depois da publicidade

Da mesma forma, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) também se manifestou sobre o dado e disse que, assim como ocorreu em países europeus, a cooperação da população em Santa Catarina será fundamental para o enfrentamento da doença:
– Esse índice de diminuição do isolamento pode dar a entender que estamos voltando a normalidade e não estamos.