– Ô, mãe, aquilo ali é uma bicicleta ou uma moto?

A pergunta feita pelo menino que andava pela rua dos Escoteiros, no bairro Fátima, faz sentido: a invenção do frentista Isaías Pereira realmente chama a atenção. Apaixonado por motos Harley-Davidson, Isaías sabe que dificilmente terá condições financeiras de realizar o sonho de consumo – enquanto isso, ele se tranca na oficina nos fundos da casa para criar suas bicicletas, que trazem as características da lendária motocicleta norte-americana.

Continua depois da publicidade

A última criação de Isaías fez a estreia em setembro desse ano, num passeio pelas ruas de Joinville. Logo o inventor promete levá-la para Barra do Sul, onde vira atração cada vez que chega com um novo invento. Foi assim nas duas vezes anteriores, quando Isaías criou suas bicicletas com quadro de madeira e fez longas viagens de Joinville até as praias da região.

– Sou um cara criativo -, define.

Em 2003, quando percebeu que estava cada vez mais difícil andar de carro em Joinville, Isaías criou o primeiro modelo de bicicleta, quase toda feita de madeira. Foram oito meses de trabalho e custos em torno de R$ 1,3 mil até que a bicicleta ficasse pronta, com pomposos 2,9 metros de comprimento.

Continua depois da publicidade

– Depois me desafiaram a fazer outra, para provar que era eu mesmo o inventor. Daí tinha prática e fiz uma segunda, em um mês e meio -, relembra.

No final de cada invento, Isaías faz um lançamento oficial, com uma viagem a pedaladas até Barra do Sul.

– Quando viram que a segunda era menor que a primeira, perguntaram se tinha faltado lenha -, brinca.

Em outro momento, diz quase ter provocado um acidente quando um carro parou no meio da estrada para fotografar a bicicleta de madeira.

Continua depois da publicidade

A primeira invenção de Isaías está no Museu da Bicicleta de Joinville, doação do criador para que a obra seja vista por uma grande quantidade de pessoas. A segunda está guardada em casa e é objeto de adoração pelo dono, que recém saiu da casa dos pais para morar com a namorada.

– Toda a família tem muito orgulho, vê que dá trabalho e o resultado é bom -, explica.

A nova criação é mais ousada, montada em ferro e com aspecto cada vez mais próximo de uma verdadeira Harley-Davidson. Para construí-la, Isaías levou meses para montar o projeto e arrecadar o dinheiro suficiente para os equipamentos.

– Foram R$ 2,1 mil. Juntei todas as economias e o dinheiro das férias, mas vale a pena -, diz.