A tempestade tropical Isaac passou a ser classificada como categoria um furacão de categoria 1 ao atingir cerca de 130 km/h e chegar à costa sudeste da Louisiana na noite desta terça-feira. O fenômeno tocou a terra a cerca de 10 quilômetros da foz do rio Mississippi e a 140 quilômetros de New Orleans por volta das 18h45min (20h45min em Brasília), segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. Meteorologistas do centro afirmaram que Isaac ganhou força enquanto se movia sobre as águas quentes e abertas do Oceano Pacífico.

Continua depois da publicidade

Em New Orleans, engenheiros fecharam as comportas ao redor da cidade esperando conter a água do Golfo e evitar grandes enchentes na noite desta terça-feira, quando todos os olhos estão voltados para o sistema de proteção contra furacões recentemente reforçado, que inclui diques e comportas protegendo grande área ao redor de New Orleans. Isaac será o primeiro grande teste para o sistema de US$ 14 bilhões, planejado por engenheiros do exército americano após o furacão Katrina, em 2005.

Milhares de pessoas nos Estados da Louisiana, Mississipi e Alabama estão sob estado de emergência, e pelo menos 40 mil pessoas estão sem energia elétrica. De Washington, o presidente Barack Obama alertou para o excesso de confiança dos moradores da região a tomarem precauções:

– Nós estamos lidando com uma grande tempestade e pode haver enchentes e outros danos significativos. Não é hora de tentar a sorte.

Continua depois da publicidade