O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021 terminou às 23h59min do dia 31 de maio. Quem é obrigado a declarar, mas perdeu a data está em dívida com a Receita Federal.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias do NSC Total no WhatsApp
Para aqueles que não declararam os rendimentos no prazo, o sistema reabriu na manhã do dia 1º de junho para o envio das declarações com atraso, sujeitas à multa. Quanto mais tempo passar, maior será o valor a ser pago para o Leão e as consequências.
A multa mínima é de R$ 165,74, e a máxima, de 20% do imposto devido caso a declaração seja enviada antes de ser iniciada uma fiscalização pela Receita Federal. Depois de começar a fiscalização, a multa pode chegar a até 150% do imposto devido.
Além de pagar multa, o contribuinte que não declarar o Imposto de Renda corre o risco de ter o CPF bloqueado, o que pode impedir diversas atividades, como a contratação de empréstimos, a emissão de passaportes, a abertura de contas e a posse de vagas públicas até a regularização da situação.
Continua depois da publicidade
O trabalhador também pode ser processado por sonegação de tributos. A pessoa que for condenada pode ser presa pelo período de 2 a 5 anos.
> Imposto de Renda 2021: saiba como declarar
Para aqueles que enviaram a declaração dentro do prazo, mas com informações erradas, é possível entregar uma declaração retificadora, que não está sujeita à multa por atraso.
Como eu envio a declaração do Imposto de Renda atrasada?
O sistema da Receita Federal já está aberto para que os atrasados enviem a declaração. Mesmo assim, será preciso pagar multa. Faça o download do programa disponibilizado no site da Receita Federal e registre as informações exigidas. O sistema vai calcular o valor da multa de forma automática.
Pagamento da multa
Após fazer a declaração atrasada do Imposto de Renda, o contribuinte tem até 30 dias para pagar a multa. Ao enviar o documento, o sistema encaminha uma “notificação de lançamento de multa” e a Darf da multa.
Continua depois da publicidade
> Imposto de Renda 2021: veja tudo que você precisa saber
O valor acresce de 1% ao mês, chegando ao limite de 20% do total devido. Se o contribuinte tiver direito à restituição, a dívida será automaticamente do valor a ser recebido.
Para pagar a multa após o vencimento, é preciso acessar o “Programa para cálculo e emissão do DARF das cotas do IRPF“, para ter acesso ao DARF com a devida multa ajustada.
Declarações de Imposto de Renda entregues no prazo
No total, foram entregues 34 milhões de declarações, sendo 4,62% de catarinenses, que somam 1,5 milhão de envios. A entrega superou as expectativas e cálculos da Receita Federal.
A restituição para quem fez a declaração e tem valores a receber do governo é dividida em lotes. A Receita Federal abriu no final de maio a consulta que mostra quais contribuintes recebem a restituição do Imposto de Renda 2021, referente ao ano-base 2020, no primeiro lote. O valor foi depositado na conta dos contruibuintes no dia 31 de maio.
Continua depois da publicidade
Leia também
Aos 101 anos, ex-combatente da 2ª Guerra vence a Covid em SC
Vídeo: carros na contramão tentam fugir de fila na BR-101
Sem luz há 3 dias, moradores fazem fila para carregar celular