O havaiano Andy Irons foi o campeão do Quiksilver Pro Fiji, encerrado nesta terça, dia 3, com tubos de 2m50cm de altura em Cloudbreak, na Ilha de Tavarua. Com o título, o segundo em quatro etapas, Irons disparou na liderança do World Championship Tour (WCT) 2003 – a divisão de elite do circuito mundial da Associação dos Surfistas Profissionais (ASP).
Continua depois da publicidade
Para faturar a taça em Fiji, o atual campeão mundial primeiro tirou a sua segunda nota 10 na etapa, derrotando Shane Powell (AUS) nas quartas-de-final. Depois, despachou Kieren Perrow (AUS) nas semifinais e, na decisão contra o amigo Cory Lopez (EUA), arrancou mais uma nota 10 e registrou a soma recorde de 19 pontos nos tubos de Cloudbreak.
Com a vitória, Andy Irons embolsou US$ 30 mil dólares de prêmio e abriu mais de 600 pontos de vantagem sobre o vice-líder do WCT 2003 Mick Fanning (AUS).
Já os brasileiros não passaram da terceira rodada. O mais bem colocado no ranking é o pernambucano Paulo Moura, que ocupa o 23° lugar. Neco Padaratz (SC), Peterson Rosa (PR) e Guilherme Herdy (RJ) são os 24º, 25º e 26º colocados, respectivamente.
A quinta etapa do WCT 2003 será o Niijima Quiksilver Pro, entre os dias 18 e 28, na Ilha de Niijima, no Japão.
Continua depois da publicidade