O guarujaense Adriano de Souza, o Mineirinho, parou nas semifinais do US Open of Surfing, mas o terceiro lugar no quarto evento de nível 6 estrelas do World Qualifying Series 2005 o deixou tão próximo do australiano Adrian Buchan que é ele quem vai defender a liderança do ranking do World Qualifying Series (WQS), a divisão de acesso do circuito mundial de surfe, nesta semana, no Japão.

Continua depois da publicidade

O domingo decisivo na Califórnia foi disputado em ondas irregulares que não passaram de meio metro de altura em Huntington Beach. Mostrando saber surfar em qualquer condição de mar, o tricampeão mundial Andy Irons faturou o título do campeonato de surfe mais tradicional dos Estados Unidos, batendo o californiano Rob Machado na grande final.

Nesta semana, os brasileiros se dividem nas duas etapas do WQS que serão realizadas até domingo e foram vencidas pelo Brasil no ano passado. Onze vão participar do 6 estrelas do Japão, onde o baiano Armando Daltro ganhou uma decisão 100% verde-amarela. Outros 28 preferiram ir correr o 5 estrelas da Inglaterra, que terá o paulista Renato Galvão defendendo o título de campeão.

No US Open of Surfing, 24 surfistas formaram o esquadrão brasileiro no maior palco do surfe norte-americano. Além de Adriano de Souza, que parou nas semifinais, outro resultado de destaque foi o do cearense Dunga Neto, que veio desde a primeira fase e foi eliminado nas quartas-de-final.

Continua depois da publicidade