Candidatos ao título mundial, o haviano Andy Irons e o norte-americano Kelly Slater avançaram nesta segunda, dia 7, às oitavas-de-final da etapa do World Championship Tour (WCT), a divisão de acesso, realizada na Praia da Vila, em Imbituba, no litoral Sul catarinense.

Continua depois da publicidade

O primeiro a cair na água foi Slater, que torce por um tropeço de Irons para garantir no Brasil o seu sétimo título mundial. O norte-americano abusou dos aéreos e passou fácil pelo vice-campeão catarinense Guilherme Ferreira por 17.50 x 8.44 pontos.

Precisando vencer, Irons entrou na água na bateria seguinte contra o cearense Heitor Alves. Ambos começaram nervosos a disputa, mas o haviano e atual tricampeão mundial fez manobras velozes e conseguiu duas notas 7.67.

Heitor reagiu somente nos minutos finais e, com um aéreo de 360º, arrancou uma nota 9, mas já era tarde para a virada. Com isso, Irons garantiu sua vaga nas oitavas-de-final por 15.34 x 14 pontos (veja no quadro abaixo os resultados completos).

Já pelo lado dos brasileiros, o número de baixas foi grande. Somente o carioca Raoni Monteiro consegui avançar, com uma vitória sobre o australiano Richard Lovett por 14.34 x 13.17.

Continua depois da publicidade

Foram eliminados os catarinenses Diego Rosa e Guilherme Ferreira, os paulistas Odirlei Coutinho e Adriano Mineirinho, o potiguar Marcelo Nunes, o pernambucano Paulo Moura e o cearense Heitor Alves.

Nesta terça-feira serão realizadas as seis baterias pendentes da terceira rodada. Uma chamada pela manhã vai definir qual será a melhor praia para o evento. Mais seis brazucas entram em ação: o baiano Flávio Costa, o paulista Renan Rocha e os cariocas Victor Ribas, Pedro Henrique, Guilherme Herdy e Yuri Sodré.