Cerca de 1,2 mil atletas, de 36 países, estão sendo esperados em Florianópolis para o Ironman Brasil 2005. A expectativa é do diretor geral do evento, Carlos Alberto Galvão, que participou na terça, dia 1º, de uma reunião com representantes da Fundação Municipal de Esportes.
Continua depois da publicidade
Entre as modificações para este ano está a realização da prova num domingo, dia 29 de maio. A idéia é reduzir os impactos que um evento deste porte causam na vida da cidade. Esta será a única etapa da competição, que ocorre em 26 países, a ser realizada na América Latina.
A largada da prova de natação, com 3,8 quilômetros, ocorre na praia de Jurerê Internacional. A etapa seguinte, ciclismo, vai ser percorrida em duas voltas de 90 quilômetros. Para este ano, os organizadores do evento decidiram utilizar apenas o túnel que liga o Sul da Ilha ao Centro da cidade, deixando a outra pista liberada ao trânsito.
Os competidores vão percorrer ainda a SC-401 e a Avenida Beira-Mar norte, entre outras vias. A última fase da competição, maratona, vai ser realizada nos balneários de Canasvieiras e Jurerê.
Na última edição, o vencedor na categoria masculina, o alemão Olaf Sabastchus, precisou de 8h18min para completar o percurso. Fernanda Keller, com a marca de 9h30min, levou o troféu no feminino.
Continua depois da publicidade
Para este ano, vão ser distribuídos US$ 50 mil em prêmios. Além disso, um automóvel vai ser sorteado entre os atletas brasileiros. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento.