O esclarecimento de um latrocínio (roubo seguido de morte) ocorrido em 13 de março de 2015, em Joinville, foi divulgado pela Polícia Civil nesta terça-feira. Duas irmãs foram apontadas como responsáveis pelo assassinato de Valmir Dematte, de 55 anos, que foi encontrado morto dentro de um carro no bairro Parque Guarani, na zona Sul. As mulheres teriam contado com o apoio de um homem para cometer o crime. A vítima foi encontrada com ferimentos de faca e uma corda enrolada no pescoço.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias de Joinville e região
De acordo com o delegado Wanderson Alves, as mulheres atraíram a vítima para uma emboscada utilizando a prostituição como pretexto. As irmãs entraram no carro de Valmir, um Ford Ka, e o fizeram parar em um ponto estratégico, na rua Ubaldo Câmara Neto. Outro homem entrou em cena para finalizar o crime. Eles utilizaram fios de cobre para amarrar a vítima ao banco do veículo. Valmir foi morto por estrangulamento e com dois golpes de faca na região cervical. Os suspeitos fugiram levando R$ 4 mil.
Além de responsáveis pelo latrocínio em Joinville, o trio é apontado como autor de outro assassinato semelhante que ocorreu quatro dias depois no município de Araquari.
Continua depois da publicidade
Uma das irmãs foi identificada pela polícia como sendo Sulamita dos Santos Pacheco, de 25 anos. A mulher confessou o crime em depoimento e foi presa por latrocínio e associação criminosa. Ela já tinha passagens por tráfico de drogas.
A irmã, que tinha 17 anos na época dos assassinatos, está sendo procurada. Ela responderá a um ato infracional, pois era menor de idade na ocasião. O homem que participou dos crimes morreu em novembro do ano passado vítima de homicídio.