Os suspeitos do ataque terrorista na Maratona de Boston são dois irmãos de origem chechena que moravam legalmente nos Estados Unidos há cinco anos. Tamerlan Tsarnaev, de 26, foi morto por policiais locais na madrugada de sexta-feira. Seu irmão, Dzhokhar A. Tsarnaev, de 19 anos, segue foragido.

Continua depois da publicidade

Segundo informações divulgadas pelas autoridades americanas, eles moravam há menos de um ano em Cambridge, na região de Boston. Os irmão se diziam religiosos e praticavam luta.

Saiba mais:

Em megaoperação, polícia caça segundo suspeito do atentado em Boston

Suspeito de atentado em Boston é morto em confronto com a polícia

Continua depois da publicidade

Pai dos suspeitos de atentado em Boston declara inocência de filhos

“Vamos encontrá-los”, adverte Obama aos autores do atentado em Boston

Autoridades elevam para três número de mortos em explosões

A origem exata deles ainda é incerta. Conforme informações da rede CNN, os irmãos seriam naturais do Cáucaso, uma área da Rússia próxima à Chechênia, mas sua etnia seria chechena. As autoridades afirmaram que a família Tsarnaev deixou a Chechênia nos anos 1990, quando os irmão ainda eram pequenos, por causa de uma guerra separatista. Eles moraram no Cazaquistão durante muito tempo antes de ir para os Estados Unidos.

Um homem que se apresenta como o pai dos irmãos Tsarnaev, suspeitos de serem os autores dos ataques de Boston, defendeu a inocência de seus filhos, dizendo que eles caíram em uma “armadilha”.

– Em minha opinião, os serviços especiais armaram uma armadilha para os meus filhos porque são muçulmanos fervorosos – declarou o homem, Anzor Tsarnaev, à agência Interfax, se expressando da capital do Daguestão, Makhatchkala.

TAMERLAN TSARNAEV

O jovem de 26 anos estudava na faculdade comunitária de Bunker Hill e queria se tornar engenheiro. No entanto, ele tirou um ano de folga para treinar como boxeador. Tamerlan praticava boxe no Wai Kru Mixed Martial Arts Center, como mostra uma reportagem fotográfica de Johannes Hirn intitulado “Boxeará pelo passaporte” e publicada em seu site http://johanneshirn.photoshelter.com.

Continua depois da publicidade

“Não tenho um único amigo americano, não os entendo”, afirmou em um post o mais velho dos irmãos, que se definia como “muito religioso e abstêmio”.

Em 2009, ele foi preso por violência contra a mulher, após ter agredido a namorada, segundo um site policial local.

Tamerlan mantinha uma conta no site YouTube, criada em agosto de 2012, onde compartilhava vídeos relacionados ao islamismo, muito deles rotulados de “terroristas”, e que foram bloqueados. Outros, como os intitulados “Islã” e “Os jovens russos convertidos ao Islã”, mostrava discursos de líderes islâmicos.

Tamerlane Tsarnaev também assinou o canal “Allah is the one”, há dois meses, a última movimentação da página.

Continua depois da publicidade

DZHOKHAR TSARNAEV

Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, estudou entre 1999 e 2001 na escola primária de Majachkala, a capital do Daguestão, república vizinha da Chechênia, segundo seu perfil no VKontakte, uma rede social russa.

Quando se mudou para os Estados Unidos, frequentou a Cambridge Ringe & Latin School, um colégio secundário onde estudam muitos estrangeiros e que é conhecido por sua diversidade. Se graduou em 2011, depois de obter uma bolsa por seu desempenho na luta livre por parte da prefeitura da cidade.

Em sua página no Facebook, diz falar russo e checheno, além de inglês, e indica que sua visão de mundo é a do Islã e que suas prioridades pessoais são a “carreira e dinheiro”.

Confira o infográfico da megaoperação realizada pela polícia de Boston: