O Natal será mais feliz para dois irmãos que moram no bairro Nova Esperança, em Guaramirim. Os meninos tiveram as bicicletas roubadas há cerca de um mês e ganharam magrelas novas graças à mobilização de um grupo de professores e à sensibilidade de um empresário.
Continua depois da publicidade
Todos os dias, Fabrício dos Santos Rosa e Juliano Machado de Freitas, 8 anos, iam pedalando para o Jardim de Infância Senhor Bom Jesus, que fica a cerca de três quilômetros da pequena casa de madeira onde eles vivem. Num dia chuvoso, os irmãos decidiram não entrar com as bicicletas na escola para não sujar o pátio e as deixaram destrancadas no galpão na Igreja Matriz Senhor Bom Jesus, a 50 metros da instituição. Mas, depois da aulas, não as encontraram mais. Por quatro dias, eles voltaram ao galpão com esperança de que o ladrão tivesse se arrependido.
O professor de educação física, Luiz Antônio Chiodini, conta que, depois do furto, o rendimento escolar dos irmãos começou a cair. Os educadores resolveram juntar dinheiro para comprar e mandar reformar duas bicicletas usadas. Ao ficar sabendo da intenção dos educadores, o dono de uma loja do ramo, Daniel Borges, 24 anos, deu as bicicletas de presente aos garotos. Elas foram entregues na semana passada.
– Os meninos mereciam, pois professores contaram que eles são educados e estudiosos. Acho que mais bem para mim do que para eles – comenta Daniel.
Continua depois da publicidade
Os meninos são os mais velhos de uma família de quatro irmãos. A mãe, Michele Aparecida dos Santos, 28 anos, conta que registrou boletim de ocorrência na delegacia, mas não encontrou nenhum sinal das bicicletas. A dona de casa resume com uma palavra o que sente pela atitude do grupo: gratidão.
– Se não fosse o dono da loja e os professores, com certeza eles ficariam um bom tempo andando a pé. Foi lindo o que eles fizeram.