Três irmãos morreram por Covid-19 em um intervalo de oito dias em São João do Sul, no Sul catarinense. Segundo a prefeitura do município, o trio não aceitou ser vacinado contra o coronavírus. Familiares que também tinham negado a imunização, procuraram o posto de saúde após as mortes, ainda de acordo com a adminstração muncipal.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A família nega que a prefeitura tenha procurado o trio para vacinação. Segundo o irmão deles, Altair Carboni, suas irmãs tinham diabetes e medo da reação da vacina. Já o irmão não teria se imunizado por estar trabalhando muito e não ter tempo.
As vítimas eram duas mulheres com 53 e 51 anos, respectivamente, e um homem de 48. Os irmãos trabalhavam como agricultores. Com a vacinação por faixa etária iniciada em junho no Estado, o trio já poderia estar completamente imunizado quando contraiu a doença.
Segundo a secretária de saúde de São João do Sul, Rejane Elíbio de Borba, os irmãos foram procurados diversas vezes para serem vacinados. A busca ativa foi a opção adotada após a recusa. Mesmo assim, eles optaram por não serem imunizados.
Continua depois da publicidade
— Em função disso eles foram contaminados. Os três acabaram internados e os sintomas não pararam de evoluir. Eles foram levados para a UTI e depois intubados. Dois deles morreram no mesmo dia — contou a secretária de saúde.
As primeiras mortes aconteceram no dia 13 de setembro. Na data faleceram a irmã mais velha e o irmão mais novo. Os dois foram sepultados no município.
> Adolescentes de 277 cidades de SC podem ter recebido vacinas sem aval da Anvisa, diz Estado
A irmã do meio ficou hospitalizada por 21 dias. Ela teve problemas renais e chegou a ser submetida a traqueostomia. Na terça-feira (21), a mulher faleceu. Seu sepultamento aconteceu no mesmo cemitério dos irmãos.
Segundo Rejane, esse foi um caso atípico no município. A secretária conta que a vacinação contra o coronavírus seguiu sem grandes problemas e atualmente adolescentes são imunizados.
Continua depois da publicidade
Dados da Secretaria de Estado da Educação (SED) contabilizam 13 mortes pela Covid-19 no município. Foram confirmados 1.032 casos desde o início da pandemia.
Leia também
Juíza de SC questiona vacinas contra Covid-19 e autoriza professora a não se imunizar
Quase 350 mil pessoas em SC não receberam a 2ª dose da vacina contra Covid dentro do prazo
SC mantém vacinação de adolescentes contra Covid e rejeita orientação do Ministério da Saúde