Um dos mais tradicionais botecos de Florianópolis, o Kayskidum, em frente ao Beiramar Shopping, vai fechar. A informação foi adiantada pelo colunista Cacau Menezes nesta quarta-feira, com exclusividade, no DC.

Continua depois da publicidade

Os irmãos e proprietários Ângela e Marco Guardini esclarecem que a casa vai muito bem financeiramente. O que motivou a decisão, segundo eles, foi a necessidade de descansar depois de 35 anos de trabalho no local.

O prédio do Kayskidum está para alugar. Mas, como explica Ângela, o bar seguirá aberto de segunda a sábado até que um novo locatário se estabeleça. A dona disse que fez uma reunião com os funcionários, acalmando-os e informando que todos os encargos trabalhistas das rescisões de contrato serão pagos.

O principal garçom da casa, Sérgio Carlos dos Santos, mais conhecido como Beleza, contou que, na terça-feira à noite, muitos clientes se mostraram tristes com a notícia, dizendo que frequentam o bar há muitos anos. Um deles, segundo Beleza, contou que tem uma relação com o boteco desde a barriga da mãe.

Continua depois da publicidade

O empresário Paulo Toniolo Júnior, 39, é cliente há 20 anos. Para ele, o maior atrativo do bar, além do lanche saboroso e da tradição, é o garçom Beleza, o responsável por fortalecer a marca Kayskidum. Paulo considera a casa um patrimônio de Florianópolis e acredita que toda a sua geração esteja abalada com o fechamento.

Mas Ângela, que está com quase 60 anos, e cuida do boteco há 35, diz que quer se aposentar.

– Minha filha acabou de ter um casalzinho de gêmeos e quero ter tempo para aproveitar esses momentos. Todos os meus filhos estão encaminhados, então não preciso mais me preocupar tanto em ganhar dinheiro para sustentá-los. Eu e meu irmão precisamos descansar – afirma.

Para Ângela, o melhor momento do Kayskidum foi o início, na década de 1970, quando o trailer de lanches, localizado na mesma área atual, tornou-se um point. A proprietária lembra, inclusive, que o trailer – com telhado e mesinhas – funcionou até 2006, quando os donos construíram o prédio onde opera o bar atualmente.

Continua depois da publicidade