Leandro Barcellos Freda, irmão do jogador Taison, do Sport Club Internacional, morto em Canasvieiras, na Ilha de Santa Catarina no domingo (20), morava há menos de um ano em Florianópolis. Com a investigação ainda em andamento, o caso tem gerado comoção e motivou manifestações de luto de amigos e familiares.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
> Homem morre após tentar invadir apartamentos em Canasvieiras, em Florianópolis
– Ainda estou em choque (…) ele estava tão feliz – conta Marcos Rodrigues Machado, de 35 anos, amigo da vítima.
Natural de Pelotas, no Rio Grande do Sul, Leandro chegou em Florianópolis em meados de 2021, conforme o que conta Machado. Nesse período, morou em Canasvieiras, Lagoa da Conceição e por fim, no bairro Rio Tavares.
Continua depois da publicidade
A vítima trabalhava como freelancer na cidade e recebia ajuda financeira de familiares. Irmão do capitão do time gaúcho, a relação próxima de Leandro com Taison era nítida. Pelas redes sociais, a vítima fazia questão de expor o amor pelo jogador.
> Torcedores de Paysandu e Remo são agredidos em bar de Joinville; veja o vídeo
– Os dois se amavam muito. Ele venerava muito o irmão, era muito linda a relação deles – conta o amigo.
Em Florianópolis, conforme o que conta Marcos, Leandro conheceu uma garota. Foi com ela que morou no Sul da Ilha de SC. Sem conhecer a namorada do amigo, Machado diz que foi algo rápido e que acabou na última semana.
– Eu não acredito em momento algum que ele invadiria o apartamento de alguém – diz.
Conforme o que conta a polícia, Leandro foi morto após tentar invadir diversos apartamentos na noite de domingo. Alterado, segundo a ocorrência, os moradores o imobilizaram até a chegada da guarnição, que constatou a morte no local com o auxílio do Samu.
Continua depois da publicidade
Nos próximos dias, o irmão de Taison voltaria para o Rio Grande do Sul. Leandro estava entre amigos no último fim de semana, segundo o que contou à Marcos no sábado (19). A fim de se despedir, e na espera do dinheiro que seria enviado por familiares, a vítima foi até Canasvieiras, onde possuía amigos.
– Eu não sei o que aconteceu lá. Falei com ele no sábado de manhã, ele me convidou pra passear de barco, mas eu não fui – relembra o amigo.
Leandro deixou quatro filhos, conforme o que conta Machado, que o conheceu na Capital catarinense. O amigo ficou sabendo do acontecido por um dos irmãos da vítima, que também mora em Florianópolis.
– Quero muito entender o que aconteceu. Tenho certeza que isso aconteceu por conta da cor de pele dele e confundiram ele com um ladrão (…) ele nunca invadiria o apartamento de alguém – diz.
Continua depois da publicidade
> Prejuízos na agricultura por estiagem em SC passam de R$ 3 bilhões
Nas redes sociais, o fato gerou comoção.
“Que angústia, agora tu não estás mais aqui amigo”, escreveu Marcos.
“Não consigo acreditar, mesmo longe estávamos sempre trocando ideias, conselhos e promessa de eu ir fazer uma visita mas pela correria da vida não deu tempo. Vai em paz” escreveu um amigo de Leandro no Facebook.
“Meu faixa preta, meu volante, meu irmão. Vou sentir falta da tuas ligações de madrugada querendo conversa e eu te dizendo que tenho que trabalhar de manhã”, publicou outro.
Taison também fez suas homenagens ao irmão e recebeu diversas mensagens de carinho dos fãs.
Caso está em investigação
Ainda sem muitos detalhes, o fato segue em investigação em Florianópolis. A polícia trata o caso como homicídio culposo, de acordo com o delegado Ênio Matos, e aguarda a finalização do laudo do Instituo Médico Legal (IML).
Continua depois da publicidade
> Morte de irmão de jogador do Internacional é investigada como homicídio culposo em SC
Um primeiro documento foi finalizado nesta quarta-feira (21). No entanto, segundo a Polícia Civil, ainda é preciso exames complmentares para confirmar a causa da morte.
Leia também
Preso com carga milionária de cocaína em SC é atleta, campeão de karate e empresário
Assédio, mensagens e estupro: os detalhes da condenação de médico em Joinville
Adolescente grávida é agredida pelo namorado com facão em Campos Novos