Nomeado como arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, 53 anos, é de Gaspar, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Nascido em 6 de setembro de 1960, ele entrou para a Ordem dos Frades Menores em 1982, em Rodeio, quando foi admitido no Noviciado Franciscano, estágio que antecede a emissão dos votos do religioso. A irmã de dom Jaime, Leda Maria, recebeu a notícia hoje pela manhã:

Continua depois da publicidade

– Com certeza, é uma alegria para toda a família. Fiquei sabendo hoje de manhã – afirmou a irmã.

Frei Valdir Laurentino, guardião e vice-mestre da Ordem dos Frades Menores, em Rodeio, ficou sabendo hoje de manhã sobre a nomeação do colega. Ele conviveu com dom Jaime de 1982 a 1990, ano em que os dois foram ordenados. Frei Valdir e dom Jaime estudaram Filosofia em Campo Largo, no Paraná, e Teologia em Petrópolis, Rio de Janeiro.

Os dois foram juntos a Jerusalém em 1986 e ficaram até 1990, onde estudaram no Instituto Teológico, em Israel. Quando retornou ao Brasil, foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1990, em Gaspar. Frei Valdir conta que ligou pela manhã para ele, mas que dom Jaime não pode atender pois estava em uma entrevista:

Continua depois da publicidade

– Eu liguei para parabenizá-lo, mas ele estava ocupado e deixei recado com o secretário dele. Como colega de caminhada de tantos anos, eu estava sorrindo e fiquei muito feliz pela nomeação. Ele vai com gosto e de coração para o cargo. Para mim, foi uma alegria. Com a competência que ele tem, eu espero que ele seja bem sucedido.

O pronunciamento foi feito em rádios católicas pelo arcebispo dom Dadeus Grings. Ele anunciou dom Jaime Spengler como novo líder da Arquidiocese de Porto Alegre, considerada a quinta mais importante do Brasil. A posse do novo arcebispo está marcada para 15 de novembro.