Irineópolis, cidade do Planalto Norte de Santa Catarina que foi atingida por um tornado na última sexta-feira (14), decretou situação de emergência nesta segunda-feira (17). O documento foi publicado depois de equipes da Defesa Civil, Epagri, Bombeiros, Infraestrutura e Assistência Social terem realizado atendimento às vítimas e levantamento dos prejuízos nas localidades atingidas. Apesar dos danos materiais não há registros de mortes ou pessoas com ferimentos graves.
Continua depois da publicidade
Vídeo mostra momento em que tornado toca o chão em Irineópolis
As localidades mais afetadas foram no Rio Vermelho, Rio Branco e Boa Vista. Nestes locais houve a destruição de residências e unidades produtivas, como estufas, galpões e paióis. Algumas casas tiveram a cobertura arrancada pela força do vento. Segundo a coordenação municipal de Defesa Civil, cerca de 20 pessoas ficaram desalojadas e foram abrigadas por parentes e pessoas próximas. O objetivo é oferecer kits de casas modulares para estas família.
Os prejuízos na infraestrutura das unidades de produção estão estimados em R$ 1,1 milhão. Em vídeos feitos por moradores, é possível ver o exato momento em que uma espiral de tornado toca o chão. As imagens foram feitas na localidade do Rio Vermelho, no interior da pequena cidade de 11,2 mil habitantes.
Leia também
> SC está na segunda região mais propícia a tornados em todo o mundo
Continua depois da publicidade
> Entenda o que provocou os dois tornados que ocorreram em SC nesta sexta-feira
> Tornados em SC: relembre seis vezes em que o fenômeno ocorreu no Estado