A pouco mais de quatro meses para o início dos Jogos Olímpicos de Atenas/2004, o Iraque anunciou nesta sexta, dia 2, que vai enviar pelo menos dois atletas à Grécia. Depois de meses de competições seletivas em todo o país, o recém-reformado Comitê Olímpico Nacional Iraquiano afirmou que um lutador de taekwondo e uma velocista dos 100m e 200m rasos receberam convites e vão competir.
Continua depois da publicidade
A equipe olímpica do Iraque pode ganhar ainda mais cinco competidores – de atletismo, luta, natação, boxe e levantamento de peso, além da equipe de futebol -, dependendo do resultado de seletivas ou de convites especiais.
O envio de pelo menos dois atletas agradou ao administrador norte-americano no Iraque, Paul Bremer, que vinha trabalhando pela participação do Iraque pós-Saddam Hussein nos Jogos.
– Em todo o mundo, o esporte é um veículo para ultrapassar as barreiras criadas por questões complexas como política, raça e igualdade entre os sexos – disse ele. – O placar não sabe se somos democratas ou monarquistas. O placar só sabe de uma coisa: do desempenho.
Os dois atletas já garantidos em Atenas por convites são Raad Abbas Rashed, que é campeão de taekwondo no país desde criança e é considerado um dos melhores do mundo, e Alaa Hikmet, uma das melhores velocistas iraquianas, escolhida para ocupar a vaga oferecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
Continua depois da publicidade
As informações são da Agência Reuters.