O Irã enviou drones e mísseis em direção ao território de Israel neste sábado (13), segundo militares israelenses. No momento em foram disparados, os drones tinham previsão de levar algumas horas até alcançar Israel, o que aconteceu por volta das 20h deste sábado (2h de domingo no horário de Israel). As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, e a Guarda Revolucionária do Irã confirmaram as informações sobre o ataque. Segundo o Canal 12 de Israel, o número de drones e mísseis usados na ofensiva é de aproximadamente 100. Ao longo da noite, autoridades afirmaram que muitos drones haviam sido derrubados pelas forças israelenses quando sobrevoavam a Síria e a Jordânia.
As sirenes das regiões de risco foram acionadas para alertar a população em Israel. O sistema de defesa israelense ficou de prontidão, com aeronaves posicionadas para repelir os ataques.
A ofensiva do Irã seria uma retaliação ao bombardeio que atingiu o consulado iraniano em Damasco, na Síria. O ataque, ocorrido no início de abril, acabou matando o comandante sênior das Guardas Revolucionárias do Irã.
Continua depois da publicidade
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, disse que “os avisos necessários foram dados aos Estados Unidos” sobre o ataque de retaliação contra Israel. Após o Irã colocar os drones no ar, a Casa Branca emitiu alerta de que essa ofensiva do Irã poderia se desenrolar por horas.
O que se sabe sobre o ataque
- O Irã enviou drones para atacar o território de Israel na noite deste sábado (madrugada de domingo no horário local).
- Quando os drones foram disparados, havia previsão de eles demorariam algumas horas para chegar até o alvo.
- Pessoas no Iraque, país vizinho do Irã, afirmam que viram mais de 20 drones sobrevoando a região.
- As forças de defesa israelenses ficaram de prontidão, preparadas para repelir o ataque. Horas depois, alguns drones acabaram sendo derrubados.
- O ataque do Irã seria uma retaliação contra Israel, já que em 1º de abril a embaixada iraniana na cidade de Damasco, na Síria, foi atingida por um bombardeio. Nesse ataque, sete pessoas morreram — sendo uma delas o comandante sênior da Guarda Revolucionária do Irã.
Ainda conforme o g1, antes mesmo do ataque, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu já havia adiantado que Israel estava de prontidão para uma ofensiva do Irã. Ele também garantiu que Israel responderá da mesma forma.
Leia também
Continua depois da publicidade