Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e o governo do Irã assinarão em breve um acordo que pretende solucionar os assuntos pendentes a respeito do programa nuclear do Irã, anunciou Yukiya Amano, diretor-geral da agência.
Continua depois da publicidade
– Said Jalili (negociador iraniano) e eu decidimos chegar a um acordo sobre um enfoque estrutural para terminar com as incertezas sobre a natureza do programa nuclear iraniano – disse Amano no aeroporto de Viena, ao retornar de Teerã, nesta terça-feira.
– Jalili afirmou que as divergências que existem não serão um obstáculo ao acordo – completou Amano.
O diretor da AIEA classificou a visita ao Irã, a primeira que fez ao país desde que assumiu o comando da agência, de “desenvolvimento importante”. A AIEA vigia há dois anos o programa nuclear do Irã. As potências ocidentais e Israel suspeitam que Teerã tenta fabricar armas atômicas, o que o governo iraniano nega – o governo israelense manifestou ceticismo a respeito do possível acordo entre AEIA e Irã.
Continua depois da publicidade
– Somos muito céticos sobre este aparente acordo entre a AEIA e o Irã. Vimos como acordos concluídos entre a AEIA e o Irã eram violados de maneira flagrante – afirmou à AFP uma fonte israelenses que pediu anonimato.
– Este aparente acordo com o Irã trata apenas da supervisão da AEIA. Não trata a questão mais importante: impedir o Irã de desenvolver uma arma nuclear – completou a fonte.