Quem decidir parcelar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Santa Catarina já deve separar o dinheiro para fazer o primeiro pagamento no dia 10 de janeiro. O calendário do tributo em Santa Catarina foi confirmado pelo governo do Estado e disponibilizado pelo Detran-SC.
Continua depois da publicidade
Nos mesmos moldes dos últimos anos, o IPVA em Santa Catarina poderá ser pago em três parcelas em 2020, variando conforme o número final da placa. Donos de veículos com placa de final 1 são os primeiros a pagar, com vencimento da cota única no dia 31 de janeiro, ou do primeiro boleto da versão parcelada no dia 10 de janeiro. Não há desconto para quem quem optar pelo pagamento em uma só vez ou adiantar parcelas.
O IPVA é obrigatório, com exceção dos casos de veículos isentos (como os comprados com isenção de impostos para portadores de deficiência, por exemplo), e a base de cálculo é o valor de mercado do veículo — conforme a tabela Fipe. As alíquotas são de 2% para veículos de passeio, utilitários e motor-casa, nacionais ou estrangeiros; 1% para veículos de duas ou três rodas; os de transporte de carga ou passageiros, nacionais ou estrangeiros, e de 1% para veículos destinados à locação.
Confira o calendário do IPVA 2020 em SC
Continua depois da publicidade