Algumas cidades catarinenses já começaram a enviar os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022. O tributo é obrigatório a todo proprietário de imóveis, como casas, prédios comerciais, apartamentos, salas comerciais, entre outros. Cada prefeitura tem leis específicas em relação aos prazos, descontos e isenções do imposto. Confira as regras dos principais municípios de Santa Catarina.

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Florianópolis 

Quando começa o pagamento?  

Carnês começam a ser entregues no final de novembro. 

Quais são os prazos e descontos? 

– O parcelamento pode ser feito em até 10x, com vencimento da primeira parcela em 07/03/2022; 

– Quem pagar à vista até 05/01, ganhará 20% de desconto; 

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– Quem pagar à vista até 07/02, ganhará 10% de desconto; 

– Quem pagar à vista até 07/03, ganhará 5% de desconto; 

– Contribuintes que não apresentavam débitos até 30/10/2021 (“bom pagador”) tem prazo maior para pagar o IPTU com 20% de desconto até o dia 20/01. 

Onde realizar o pagamento? 

Em qualquer instituição financeira, seja na própria agência, pelo site ou pelo aplicativo.

Como emitir a 2ª via? 

Acesse o site da Prefeitura de Florianópolis e preencha os dados solicitados.

Quem pode solicitar isenção? 

Existem várias hipóteses de isenção previstas na legislação tributária, com destaque para os aposentados e pensionistas que tenham um único imóvel, residam neste imóvel e tenham renda familiar de até 5 salários mínimos mensais.

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Confira todas as idenções no site da Prefeitura de Florianópolis.

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Joinville  

Quando começa o pagamento?  

Carnês começaram a ser distribuídos em novembro. Contribuintes que receberam já podem fazer o pagamento.  

Quais são os prazos e descontos? 

– O parcelamento pode ser feito em até 10x, com vencimento da primeira parcela em 10/01/2022; 

– Quem pagar à vista até 10/01, ganhará 10% de desconto; 

– Quem pagar à vista até 10/02, ganhará 8% de desconto. 

Onde realizar o pagamento? 

Nas instituições financeiras conveniadas: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Sicredi, Sicoob, Ailos e agências lotéricas, seja na própria agência, pelo site ou pelo aplicativo.

Como emitir a 2ª via? 

Acesse o site da Prefeitura de Joinville preencha os dados solicitados. 

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Quem pode solicitar isenção? 

– Imóvel locado ou cedido gratuitamente ao Município; 

– Imóvel pertecente a residentes com renda familiar que não ultrapasse dois salários mínimos; 

– Imóvel pertencente a ex-combatente brasileiro da II Guerra Mundial; 

– Imóvel pertencente a filho de ex-combatente brasileiro da II Guerra Mundial; 

– Imóvel pertencente a viúva de ex-combatente brasileiro da II Guerra Mundial; 

– Imóvel pertencente a órfãos de pais, recebidos por doação ou herança, quando menores ou incapazes, com renda igual ou menor a 2 salários mínimos; 

– Imóvel pertencente a associação de moradores ativa e declarada de utilidade pública; 

– Imóvel urbano que possua área florestada, gravada como área de preservação permanente; 

– Imóvel com atividade rural com fins comerciais; 

– Imóvel cadastrado no Inventário do Patrimônio Cultural de Joinville (IPCJ); 

– Imóvel de entidade desportiva, recreativa e cultural.

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Blumenau 

Quando começa o pagamento? 

Carnês começam a ser distribuídos na primeira semana de janeiro. 

Quais são os prazos e descontos? 

– O parcelamento pode ser feito em até 11x, com parcela mínima de R$20,00, com vencimento no dia 14 de cada mês; 

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– Quem pagar à vista até 14/02, ganhará 5% de desconto; 

– Quem pagar à vista até 14/03, ganhará 3% de desconto. 

Onde realizar o pagamento? 

Em qualquer instituição financeira, seja na própria agência, pelo site ou pelo aplicativo.

Como emitir a 2ª via? 

Acesse o site da Prefeitura de Blumenau e preencha os dados solicitados. 

Quem pode solicitar isenção? 

Tem direito a isenção o proprietário de único imóvel residencial cujo valor venal é de até R$ 19.556,63. Bem como proprietários com tratamento de câncer, ou com graves problemas de saúde, com renda de até três salários mínimos.

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