O IPTU Florianópolis 2021 já pode ser pago presencialmente ou pela internet. O valor e os boletos podem ser consultados pelo site iptufloripa.com.br. A Prefeitura também começou a distribuir cerca de 250 mil carnês físicos para que os moradores optem por pagar o imposto em cota única ou parcelado. Para 2021, o reajuste da cobrança é de 3,92%, de acordo com a inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Continua depois da publicidade
> Governo de SC amplia restrições para hotéis, casas noturnas e eventos após determinação da Justiça
> IPTU 2021 em Joinville: prazo para desconto e como consultar valor
Por conta da pandemia da Covid-19, a orientação é que as pessoas façam o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de suas casas com a emissão das guias pelo site ou com os carnês físicos distribuídos. Mas, caso não seja possível, a Prefeitura disponibiliza totens de autoatendimento no prédio do Pró-Cidadão, na Rua João Pinto, nº 156, no Centro.
Descontos no IPTU em Florianópolis
Para quem optar pelo pagamento em cota única, a Prefeitura oferece descontos de acordo com a data de pagamento. Para obter 20% de desconto, é necessário pagar a quantia até o dia 5 de janeiro de 2021. Para pagamentos até o dia 5 de fevereiro, o desconto é de 10% e até o dia 5 de março, 5%.
Continua depois da publicidade
> IPVA 2021 em Santa Catarina: consulte valor e calendário completo
É possivel pagar o IPTU de forma parcelada, em até 10 vezes, com o primeiro vencimento no dia 5 de março e os demais no dia 5 do respectivo mês.
Como consultar o valor

Para consultar o valor é possível esperar a chegada do carnê até o seu imóvel ou entrar no site iptufloripa.com.br, colocar o número de inscrição imobiliária, selecionar o ano de 2021 e visualizar o boleto com a quantia a ser paga. No mesmo momento, é possível escolher entre o pagamento em cota única ou parcelado.
> IPTU 2021 em Blumenau: prazo para desconto e como consultar o valor
Caso o morador opte por pagar à vista, o sistema calcula o desconto de forma automática de acordo com a data de pagamento. Se a escolha for pelo parcelamento, os boletos mensais serão gerados com vencimento no dia 5 de cada mês.
O recebimento de carnês
Os proprietários dos imóveis localizados em Florianópolis receberão três documentos de arrecadação, sendo uma guia para pagamento em cota única e duas para pagamento parcelado, com as duas primeiras parcelas. Quem optar pelo parcelamento deve retirar o restante dos boletos no site.
Continua depois da publicidade
Segundo a Prefeitura, em 2020, cerca de 80% do IPTU foi pago em cota única. Por isso, para economizar gastos com papel, em 2021, apenas duas parcelas foram enviadas impressas e as demais podem ser acessadas de forma on-line.
Há três casos em que os carnês físicos não são enviados:
• Imóveis vinculados a imobiliárias. As próprias imobiliárias fazem a emissão pelo site da Prefeitura. Caso tenha dúvidas, consulte a imobiliária;
• Imóveis cujo contribuinte está cadastrado com número provisório de CPF ou CNPJ, o que impede a geração do Documento de Arrecadação;
• Imóveis com endereço incompleto, por exemplo, faltando número. O contribuinte deve solicitar uma certidão de localização ao IPUF para eventual correção do endereço.
Continua depois da publicidade
Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS)
O IPTU e a TCRS são cobrados de forma separada. Por isso, o contribuinte pode escolher pagar uma das quantias em cota única e outra de forma parcelada, por exemplo. O vencimento para pagamento em cota única da TCRS ocorre no dia 5 de março e, diferentemente do IPTU, não possui desconto.
> IPTU de Palhoça tem 25% de desconto para pagamento em cota única
O pagamento também pode ser feito de forma parcelada, em 10 vezes, com o primeiro vencimento no dia 5 de março. A consulta do valor e a emissão das guias podem ser feitas pelo mesmo site do IPTU.
O morador também receberá três documentos físicos referentes à Taxa, sendo uma guia para pagamento em cota única e duas para pagamento parcelado.
Em imóveis residenciais, o valor da TCRS é definido com base na frequência de coleta semanal. Em caso de imóveis cadastrados sob a utilização ‘não-residencial’, o valor da TCRS é definido com base na frequência de coleta adotada e na área construída do imóvel.
Continua depois da publicidade
*Com supervisão de Vinícius Dias
Leia também:
Casas noturnas são fechadas por aglomeração na Praia do Rosa
Pedágio ambiental ficará mais caro em Bombinhas; veja valores
Menores cidades de SC preveem dificuldades para comprar vacina