Cerca de 300 mil carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2019 foram emitidos pela prefeitura de Florianópolis nessa quinta-feira (6) e devem começar a chegar à casa dos contribuintes até a próxima semana. Com esses pagamentos, expectativa da administração é arrecadar R$ 300 milhões.
Continua depois da publicidade
Este ano, os contribuintes vão receber um único carnê para cota única com o IPTU, em amarelo, e com a taxa de resíduos sólidos, em azul.
Quem pagar em cota única até o quinto dia útil de janeiro terá 20 % de desconto. Pagamento até o quinto dia útil de fevereiro dá desconto de 10% e 5% de desconto será dado a quem pagar até o quinto dia útil de março, conforme o secretário da fazenda Constâncio Maciel.
A prefeitura quer intensificar o pagamento pela internet já para o próximo ano, para economizar em correio e impressão. O reajuste do imposto 2019 ficou em 4%, baseado no Índice de Preços ao consumidor (IPCA).
— Esse valor de reajuste é autorizado por lei e calculado de outubro do ano passado a outubro deste ano. Isso é apenas uma atualização financeira — afirmou o secretário.
Continua depois da publicidade
Este ano, a prefeitura tentou facilitar o acesso ao valor do IPTU com a criação de uma página especial:
— No site da prefeitura tem um link direto em que se lê: “página do IPTU”, diferente do ano passado, quando havia uma série de passos que a pessoa precisava dar até chegar ao imposto — explicou.
Segundo Constâncio, a expectativa é que haja uma queda na inadimplência, diante do aumento da execução de dívidas e dos imóveis que têm ido a leilão em função da falta de pagamento.
— Como a prefeitura está investindo, recuperando UPAs, por exemplo, a população reage com uma participação maior e a inadimplência diminui. Hoje, tem uma média de 22% de inadimplentes. A nossa procuradoria tem feito um trabalho intenso de recuperação de dívida, também isso deve estimular os pagamentos. O mau pagador está vendo que se não pagar, o imóvel dele vai para leilão.
Continua depois da publicidade