O Iprev anunciou que começará em março de 2013 a reavaliação médica de todos os servidores públicos aposentados por invalidez em Santa Catarina. Os exames serão feitos com o apoio da Junta Médica do Estado.

Continua depois da publicidade

Os funcionários que se aposentarem também serão submetidos ao mesmo procedimento no prazo em entre dois e cinco anos após a concessão do benefício. O Iprev informa que a reavaliação médica ocorre para cumprir uma lei que entrou em vigor em 2010. Os servidores que se aposentarem de agora em diante sairão do trabalho com uma data marcada para o exame.

Estarão neste grupo os funcionários do Executivo, Tribunal de Contas do Estado, do Tribunal de Justiça e da Assembleia Legislativa. A previsão é realizar os procedimentos em 100 pessoas por mês a partir de março do ano que vem. A medida que a estrutura da Junta Médica for ampliada com a abertura de concursos o número de atendimentos irá aumentar.

De acordo com o Iprev, existem cerca de 4 mil reavaliações retroativas para serem feitas. Primeiro serão chamados os aposentados mais novos porque eles ainda estão em idade de voltar ao trabalho caso o problema tenha sido curado. A determinação de avaliar todos os aposentados por invalidez do Estado foi anunciada em junho de 2012, quando uma série de denúncias de irregularidades nas aposentadorias da Assembleia veio à tona. Apesar disso, o Iprev garante que a repetição dos exames não é uma caça às bruxas.

Continua depois da publicidade