A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou novembro com taxa de 0,52%, ante uma variação de 0,43% em outubro, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas, que iam de uma taxa de 0,47% a 0,56%.
Continua depois da publicidade
O IPCA é o índice oficial utilizado pelo Banco Central (BC) para cumprir o regime de metas de inflação, determinado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Até novembro, o indicador acumula alta de 5,97% no ano. Em 12 meses, o índice registra aumento acumulado de 6,64%.
O aumento de 2,63% nos preços das carnes na passagem de outubro para novembro puxou a inflação de 0,52% medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mês passado, segundo o IBGE. Como resultado, o grupo alimentação e bebidas acelerou a alta para 1,08%, após ter registrado variação de 0,56% em outubro.
Entre os alimentos em queda, o leite ficou 2,02% mais barato, sendo o principal impacto a puxar a taxa do IPCA para baixo. Entre os itens não alimentícios, a variação foi de 0,35%, abaixo da taxa de outubro, de 0,39%.
Continua depois da publicidade